8 mil prestam homenagens no São João Batista

Conforme a administração do cemitério, data, depois do Dia de Finados, é a segunda com maior movimentação

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 14/05/2017
Horário 21:51
 

O Dia das Mães é lembrado como uma data para o momento de comemoração, compra de presentes e até mesmo passar o dia com aquela pessoal que foi a personagem principal para nos trazer até esse mundo. No entanto, no feriado, também há espaço para tristeza e lamentações. Quem não pode aproveitar esse momento ao lado da pessoa amada, por não estar mais nessa vida, aproveita a data pra reflexão e visita aos túmulos. Com isso, no Cemitério Municipal São João Batista de Presidente Prudente, cerca de 8 mil pessoas passam pelo local entre ontem e hoje, de acordo com a administração.

Jornal O Imparcial Ontem, as pessoas se dedicaram a visitas e limpeza dos túmulos

Inclusa nesse número, a costureira Palmira Roja, 75 anos, foi até o lugar, logo na manhã de ontem, para fazer um ritual que já virou tradição em todos os anos. Além de limpar o túmulo da mãe, ela relata que esse é um momento íntimo para tentar se conectar, de alguma forma, com aquela que, em vida, deixou boas histórias. "É uma forma de agradecimento. Muita gente critica e fala que não tem porque vir até aqui e falar com alguém que não existe mais. Mas acredito que é nossa forma de dizer obrigado e demonstrar que nunca esquecemos", afirma.

E não esquece mesmo. No início da conversa com a reportagem, a aposentada Aparecida Moreno, 74 anos, resumiu em uma palavra tudo o que poderia dizer: saudade. "A gente não vem aqui com o intuito físico. A intenção é parar por um momento e reviver as memórias que temos e trazer à tona as lembranças boas de situações que foram felizes em vida", comenta.

 

Recomendação

De acordo com o administrador do local, Carlos Alberto de Lima, a principal orientação é em relação à escolha correta das flores que são depositadas nos túmulos. Ele lembra que deve haver o cuidado para não criar focos para o mosquito da dengue. Sendo assim, o melhor é optar por arranjos naturais e, caso seja artificial, não deixar o pratinho que serve como base e acaba virando criadouro. Só entre os anos de 2016 e 2017, ainda segundo o administrador, "foram utilizados 24 caminhões de areia para serem usados nos vasos de planta das 19.544 sepulturas existentes". "É uma preocupação real e que vale a atenção de todos. Amanhã, os funcionários já farão a fiscalização pós-feriado", explica.

Outra recomendação relatada por Carlos é a respeito da lavagem das sepulturas. A administração pede para quem não lavou até ontem, que faça isso somente a partir de amanhã. "Por questão de respeito, a gente solicita que não lavem hoje. Em experiências anteriores, nós presenciamos confusões por conta disso, em que a limpeza e o uso da água e mangueiras incomodaram pessoas que estavam acendendo velas ou apenas dedicando o tempo ao silêncio", diz.

 
Publicidade

Veja também