Nesta quinta-feira, as Delegacias Seccionais da Polícia Civil de Adamantina, Dracena e Presidente Venceslau incorporaram aos seus quadros os 37 novos escrivães que irão atuar em suas unidades subordinadas. Ao todo, 82 profissionais se formaram na semana passada, no Curso de Formação Técnico-Profissional, promovido pela UEP (Unidade de Ensino e Pesquisa) do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), em Presidente Prudente.
Segundo o departamento, os formandos cumpriram 912 horas/aula, além de 80 horas/aula de estágio supervisionado em unidades policiais da região. “Iniciado em 19 de agosto de 2025, o curso abrangeu disciplinas como Inquérito Policial, Criminalística, Gerenciamento de Crises, Armamento e Tiro, entre outras. As aulas teóricas e práticas foram ministradas por policiais civis, com foco na preparação técnica e operacional dos novos escrivães para o início da carreira”, ressalta o órgão.
Unidades de lotação
A escolha das unidades de lotação dos formandos se deu na última terça-feira, informou o Deinter-8. Sendo assim, nesta quinta-feira, as unidades subordinadas à Delegacia Seccional de Adamantina receberam 12 novos escrivães, que chegam como reforço do efetivo e também em substituição de servidores que se aposentaram ou foram transferidos para outras localidades. “Delegacias dos municípios de Adamantina, Osvaldo Cruz, Lucélia, Salmourão, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru e Flora Rica serão contempladas com a chegada dos novos policiais civis”, relatou a regional.
Já a Seccional de Dracena terá o reforço de 12 novos escrivães, que irão atuar nas delegacias de Junqueirópolis, Tupi Paulista, Ouro Verde, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Panorama e Paulicéia, além do Necrim (Núcleo Especial Criminal).
Por fim, a Seccional de Presidente Venceslau incorporou ao seu quadro 13 novos escrivães. Os recém-formados atuarão no Plantão Permanente, na DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e na Central de Polícia Judiciária de Venceslau, bem como nas delegacias de Santo Anastácio, Presidente Epitácio, Mirante do Paranapanema e Ribeirão dos Índios.
“A incorporação dos novos escrivães representa um importante avanço para o fortalecimento da Polícia Civil, que manifesta sua satisfação em receber profissionais altamente preparados pela UEP e vocacionados para o exercício das relevantes e nobres funções do cargo”, comenta a Seccional de Venceslau.
“A atuação desses servidores é absolutamente essencial para o pleno funcionamento das unidades policiais, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à população nas unidades vinculadas à delegacia”, finaliza.