A conscientização é o melhor caminho

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2022
Horário 05:12

Motivo de orgulho, mas, acima de tudo, resultado de muito trabalho e dedicação. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e do DST/Aids – Ambulatório Médico foram a São Paulo para receber a 4ª edição do Prêmio Luiza Matida, concedido a 236 municípios de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis. A premiação integra a 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Os desafios da eliminação da sífilis congênita - teste, trate e cure a sífilis adquirida”. Vale ressaltar que Luiza Matida foi uma pediatra, falecida em 2014. Ela coordenou a elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. A redução dos casos de TV do HIV e a organização das ações de controle da sífilis no Estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.
A exemplo dela, a administração municipal merece os parabéns por este feito. A prevenção é sempre o melhor caminho para qualquer situação e esse prêmio mostra como são importantes ações de conscientização e esclarecimentos para a população. O conhecimento salva vidas. A aids é uma doença crônica que danifica o sistema imunológico e a capacidade do organismo de se defender contra outras infecções, como neurotoxoplasmose, pneumocistose e tuberculose. A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida (acquired immunodeficiency syndrome em inglês).
Seguindo esta linha, conforme noticiado, o panorama da mortalidade por aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) apresenta ritmo de queda desde 1995 na área do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), que abrange 45 municípios da região de Presidente Prudente. De acordo com dados divulgados pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), ocorreram 8,56 óbitos por 100 mil habitantes em 1995; 6,65 em 2010; e 4,11 em 2021. Mais um dado que é motivo de alegria e satisfação. 
Parabéns. Que sigamos sendo exemplos e conseguindo cada vez mais diminuir a quantidade de doenças para a população, conscientizando sobre tudo o que for possível para dar ainda mais qualidade de vida a todos nós!

Publicidade

Veja também