A Cruz é farol de esperança

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 04/04/2021
Horário 05:15

Estamos no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor. Compilei algumas citações do papa Francisco durante a semana. A mais eloquente foi ouvi-lo dizer que “Jesus sobe à cruz para descer ao nosso sofrimento”. Jesus “prova os nossos piores estados de ânimo” e “experimenta na sua carne as nossas contradições mais dilacerantes” para as redimir e transformar. “O seu amor aproxima-se das nossas fragilidades, chega até onde mais nos envergonhamos. Não estamos sozinhos! Deus está conosco em cada ferida, em cada susto: nenhum mal, nenhum pecado tem a última palavra”. Deus vence, mas a vitória passa pela cruz.
O papa convidou os cristãos a olharem para a Cruz “a fim de recebermos a graça do assombro”. Parece que não nos comovemos mais com o amor de Deus. “Talvez porque a nossa fé foi corroída pelo hábito; talvez porque ficamos fechados nas lamúrias e deixamo-nos paralisar pelos dissabores; talvez porque perdemos a confiança em tudo”. Mas, por trás destes ‘talvez’, encontra-se o fato de não estarmos abertos ao dom do Espírito, que nos dá a graça do assombro.
Diante do Crucificado – recomenda Francisco – digamos-Lhe: ‘Senhor, quanto me amais! Como sou precioso a vossos olhos!’ Deixemo-nos surpreender por Jesus para voltar a viver, porque a grandeza da vida não está na riqueza nem no sucesso, mas na descoberta de que somos amados, na beleza do amor. No Crucificado, vemos Deus humilhado, o Onipotente reduzido a um descartado. E, com a graça do assombro, compreendemos que, acolhendo quem é descartado, aproximando-nos de quem é humilhado pela vida, amamos Jesus, porque Ele está nos últimos, nos rejeitados, naqueles que a nossa cultura farisaica condena.
Francisco lembra que também este ano vivemos “as celebrações da Páscoa no contexto da pandemia. Em tantas situações de sofrimento, especialmente quando quem as padece são pessoas, famílias e populações já provadas pela pobreza, calamidades ou conflitos, a Cruz de Cristo é como um farol que indica o porto para os navios ainda ao largo num mar em tempestade. A Cruz de Cristo é o sinal de esperança que não desilude; e diz-nos que nem uma lágrima, nem sequer um gemido se perdem no desígnio de salvação de Deus.”
Por fim, “caros irmãos e irmãs de língua portuguesa: celebrando os mistérios centrais da nossa fé, vos exorto uma vez mais a não permitir nunca que vos roubem a esperança e a alegria trazidas por Cristo com a sua vitória sobre a morte.” Que a vitória de Cristo ilumine os recônditos da alma humana e da sociedade amiúde caminhando pela escuridão da violência, do mal e da morte.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Feliz Páscoa! Aleluia!! Pax!!!
 

Publicidade

Veja também