A esperança chegou!!

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 24/01/2021
Horário 03:28

Dia histórico na cidade de Pirapozinho. Quinta-feira, 21 de janeiro de 2020, foi marcada pela chegada da vacina contra Covid-19 na cidade. Um grande momento de comoção para os profissionais de saúde e autoridades municipais que celebraram a chegada. O momento mobilizou profissionais da saúde municipal sob o comando da diretora de Saúde da cidade, Patrícia Zonzini Vicente Veiga.

Merecidamente

Para o início oficial da vacinação, profissionais da saúde da cidade foram unânimes na indicação da médica Zilda Frade Nunes, que atua há 30 anos no SUS (Sistema Único de Saúde) e em Pirapozinho. Referência em saúde da família e na humanização dos atendimentos para a população, após receber a primeira dose da Coronavac, a médica demonstrou gratidão para o momento histórico. “Gratidão a Deus, primeiramente, e aos funcionários da saúde, entendo que ser indicada para representar todos os profissionais da saúde da cidade é um reconhecimento pela dedicação nestes 30 anos de atuação no SUS”, disse Zilda.

Em Pirapozinho

A vacinação de profissionais na saúde continua. Para a diretora de saúde, “saber que com a vacinação estamos contribuindo para reduzir as internações e números de óbitos pela doença também”. “Mas isso não quer dizer que podemos deixar os cuidados preventivos de lado”, disse Veiga. Segundo a diretora, ainda é preciso manter os cuidados preventivos. “As rotinas de uso de máscaras, álcool em gel e evitar as aglomerações permanecem. Se cada um fizer sua parte, com certeza, teremos um grande avanço na redução da transmissão da doença”, disse durante o início da vacinação.

Em Tarabai

A vacina chegou à cidade na tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro. A secretária de Saúde, Eliana Rodrigues, quem fez a escolha da primeira profissional a ser vacinada. Representando não só os profissionais de saúde, mas todos os moradores da cidade, a técnica de enfermagem, Edna Barbosa, foi a primeira a ser vacinada em Tarabai.

Vacinação em Narandiba

Em Narandiba, a vacinação começou ontem. As profissionais de saúde, Maria Joana da Silva e Lucilene Almeida Oliveira, foram as primeiras a receber a vacina, na sequência, outras sete profissionais que atuam no Centro de Atendimento para sintomas respiratórios também foram imunizadas.

Mais mortes por covid-19

Desta vez em Estrela do Norte. A cidade registrou a terceira morte pela doença. Segundo autoridades de saúde, trata-se de um homem de 83 anos de idade. A cidade contabiliza 102 casos de Covid-19, deste total 98 estão curados.

Estragos da chuva

A Prefeitura de Pirapozinho precisa mapear urgentemente pontos críticos da cidade durante os períodos chuvosos. Alguns pontos da cidade podem não apresentar problemas aparentes hoje, mas já demonstram risco – no futuro - para os moradores. A enxurrada que desce em alguns pontos da cidade, alguns com obras recentes que deveriam minimizar este tipo de situação, causam perplexidade, haja vista que os trabalhos realizados teriam que representar o contrário.

Pontos de atenção

Na Rua Penha Barbosa Castro, centro da cidade, dependendo do volume de chuvas, vira uma correnteza. Inclusive uma das ruas que corta a Penha Barbosa Casto é a Satiro Pereira Tosta, que também apresentou problemas graves com a última chuva. Uma cratera imensa abriu-se no local onde uma obra está sendo realizada desde o final do ano passado e que ficou paralisada. E não para por aí. No cruzamento das ruas Francisco Miras e Florisvaldo Ribeiro de Bessa, nas proximidades da Elektro, há uma boca de lobo que não suporta o volume de água que desce, o que é sempre um risco. A maior chuva é sempre aquela que está por vir, as cidades crescem e a povoação nas áreas urbanas requer acompanhamento das autoridades para obras que realmente contenham problemas como alagamentos, casas inundadas. Por hoje é só. Sigamos.

Publicidade

Veja também