A Estrada

Sandro Villar

 O Espadachim, um cronista a favor do garfo e do Garfield

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 15/10/2023
Horário 05:30

Até que enfim já está quase toda asfaltada a estrada vicinal que liga Mariápolis, na Alta Paulista, ao distrito de Iubatinga, administrado por Caiabu. O asfaltamento começou em Mariápolis e já está bem pertinho de Iubatinga. Se percebi direito, até a semana passada o trecho de terra ainda sem asfalto era, presumo, de um quilômetro. Talvez menos. Serviço perto do fim.
Ao todo, são 12,6 quilômetros entre o distrito, também conhecido como Ouro Branco, e a querida Mariápolis, que mora no meu coração por motivos óbvios. Por dezenas de anos passei por essa estrada para ir a Caiabu, Martinópolis e Presidente Prudente. Era de chão batido, como se diz. Aliás, quem bate em chão? Cada expressão, meu Deus!
Quando chovia forte, aquele aguaceiro volumoso, a coisa engrossava. Atoleiros e lama em muitos trechos, principalmente entre Ouro Branco e Boa Esperança d´Oeste, outro distrito de Caibau. Carros, caminhões, ônibus e outros veículos ficavam "presos" na lama e, como se dizia na época, não passava nem pensamento.
Quem tinha carro possante engatava uma primeira, depois uma segunda e, a muito custo, seguia em frente. Às vezes, veículos usavam correntes nos pneus e tratores socorriam os motoristas. Presenciei isso incontáveis vezes e, para falar a verdade, estou feliz com o asfaltamento da estrada vicinal, que, ao que tudo indica, deverá ser oficialmente inaugurada em breve, se é que já não foi inaugurada.
Na semana passada passei por lá e não me contive: "Que maravilha!" Bom demais. Alguns trechos já estão com a faixa amarela, o que facilita as viagens, principalmente à noite. Faixa amarela bem visível é sinônimo de segurança. Toda a região será beneficiada. Detalhe: quem viajar para Caiabu, Mariápolis e Adamantina só vai pagar uma taxa de pedágio (Assis Chateaubriand), hoje valendo pouco mais de R$ 6. Tomara que tudo corra bem e que os motoristas não se entusiasmem. Ou seja: não metam (epa!) o pé na tábua só porque a estrada está um tapete, que não é voador.

Festival de Besteira na Televisão
Como tem besteira na televisão! Outro dia um telejornal informou que os animais da África se assustam quando as pessoas falam alto. Até o leão tem medo. O bacaninha desta história foi quando o narrador disse que uma onça deixou sua presa e "saiu em disparada" ao ouvir vozes humanas.
Como é que é? Onça na África? Que eu saiba, não existe onça na África. Vai ver o gajo confundiu leopardo com onça. Todos sabem: os grandes felinos africanos são o leão, o leopardo e o guepardo.
Outro dia uma apresentadora de tevê, onde besteira pulula mais do que a pipoca da mãinha Ivete Sangalo, disse que num acidente "três morreram e dois perderam a vida". Por falar em acidente, uma mulher, aparentemente bêbada, atropelou não sei quantas pessoas no interior paulista. A coisa ficou feia. Aí a repórter "reportou": "Ela foi linchada, recebeu atendimento médico e já está em casa".
Como é que é? Foi linchada? Então, morreu porque linchamento é homicídio, geralmente praticado por uma multidão enfurecida, que vai pra cima de um criminoso. Cadê o diretor de redação, que não vê essas barbaridades? Pensando bem, deixa pra lá.

DROPS

Quem ama o feio bonito lhe parece.

Por trás de todo grande homem há sempre uma grande mulher e exemplos não faltam: Shrek e Fiona e Pato Donald e Margarida.

Filme da Semana no Cine Cisjordânia: "O Gueto de Gaza".

As abelhas não são abelhudas.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663. 

Publicidade

Veja também