A Estranha Passageira

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 17/11/2020
Horário 06:40

Bette Davis teve no filme “A Estranha Passageira” (Now, Voyager) uma de suas mais brilhantes passagens no cinema, nesta produção dirigida por Irving Rapper em 1942 para os estúdios Warner Bros.Ela interpreta Charlote Vale uma solteirona acima do peso, pouco atraentes e reprimida por uma mãe idosa dominadora (Gladys Cooper). Numa de crises emocionais, ela acaba sendo internada e com o apoio do psiquiatra (Claude Rains), após a alta, faz uma viagem de navio para a América do Sul. Durante a viagem, ela conhece e se apaixona por Jeremiah Durrance (Paul Henreid), um homem casado. Ao retornar aos Estados Unidos, Charlote é uma nova mulher que não mais se submete aos caprichos da mãe e se submete a sua paixão clandestina para poupar os filhos de seu amor. Clássico romântico que, embora possa parecer piegas, é emblemático em algumas de suas cenas. Paul Henreid acendendo dois cigarros na boca para oferecer um à Bette é uma cena icônica de Hollywood e a frase final de Bette que resignada diz para o seu homem diante de uma janela aberta: “Por que desejar a lua, se temos as estrelas?”. 

“Síndrome do Pescoço de Texto”

Síndrome do Pescoço de Texto ou Text Neck Syndrome são os termos que têm sido usados para descrever a dor na região cervical e os danos causados por olhar para o telefone celular e outros dispositivos móveis com muita frequência e por tempo prolongado. Esta síndrome tem sido descrita cada vez com mais frequência e com impactos na saúde pública do mundo todo, com impactações nos gastos por afetar um número crescente de pessoas. Embora as dores no pescoço possam ocorrer com frequência em pessoas jovens (as novas gerações são as que permanecem por mais tempo conectadas ao mundo virtual), elas também têm sido observadas ao longo da maturidade. Tal fato se deve ao crescente encantamento das pessoas de gerações mais antigas pelos dispositivos móveis e até por muitas terem mais tempo disponível para sua utilização (e também pode representar a única forma de divertimento ou de companhia de muitas pessoas solitárias). Esta flexão prolongada do pescoço pode provocar alterações na coluna cervical (que já é sede frequente de processos degenerativos da idade como a osteoartrose), com inversão da curvatura normal do pescoço com artrite espinal precoce, degeneração discal, dores de cabeça, dores e tensão muscular nas regiões dos ombros e pescoço e até 30% de redução da capacidade pulmonar. Para isto, algumas dicas de prevenção: 1) Manter a coluna vertebral e a postura adequadamente alinhadas; 2) manter o celular na altura dos olhos, para não haver a necessidade de curvar o pescoço; 3) fazer pausas frequentes durante o dia para relaxar a musculatura; 4) realizar exercícios de alongamento; 5) Limitar o uso do aparelho celular. 

Dica da Semana

CD – Música 

Vanusa – “20 Super Sucessos”:
Coletânea da Gravadora Polydisc de 2014 que está de volta aos catálogos agora com a morte da cantora Vanusa aos 73 aos. Dentre as músicas do álbum estão: “Mensagem”, “Manhãs de Setembro”, “Paralelas”, “O Homem de Nazareth” e “Mudanças”, todas sucessos inquestionáveis de sua carreira. Para lembrar e guardar. 

 

Publicidade

Veja também