A fé desde o início

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 20/10/2020
Horário 06:10
Reprodução - Santuário com a cúpula e coruchéu
Reprodução - Santuário com a cúpula e coruchéu

Padre Umberto faz uma observação de que o município seria um ponto de fé para pessoas de várias partes do país, razão pela qual é hoje um centro de romeiros que chegam para agradecer a Santo Expedito, ou de pedir a sua intercessão para que alguma graça seja alcançada. Lembra ele que a história registra que, em 31 de dezembro de 1958, o distrito pertencente ao município de Alfredo Marcondes alcançou sua emancipação político-administrativa, tornando-se município de Santo Expedito. Quatro anos mais tarde, durante a primeira Legislatura, foi criado o brasão do município, que em seus inúmeros símbolos e significados traz em seu listel as palavras “FIDE ET LABORE DUCO” – “COM FÉ E TRABALHO VENÇO” traduzindo, de forma profética, o perfil do povo expeditense e a vocação futurística do município, na missão de acolher milhares de devotos do Santo Padroeiro, de toda parte.

Cúpula e curuchéu

O município de Santo Expedito está vivendo a expectativa do içamento da cúpula e também do coruchéu, para que a obra já possa dar sentido ao desenho original da arquitetura. Ambas as estruturas já foram construídas no chão, restando tão somente as respectivas colocações para continuidade do projeto, pois a cúpula pesa  25 toneladas e o coruchéu sete. Segundo consta, será um trabalho de muito cuidado e precisão, que vai exigir as atenções de engenheiros e construtores responsáveis pela edificação daquela obra e que acompanhem os desenhos do projeto arquitetônico.

Como vai ser

Os trabalhos de içamento daquelas importantes peças ocorrerão no dia 25, logo após a missa das 10h, quando, ao seu final, todos sairão do atual templo e seguirão para o local de construção. Tanto a missa das 10h quanto a das 19h30 estão programadas para registrar os trabalhos de içamento da cúpula e do coruchéu. Padre Umberto alerta que todos poderão acompanhar a operação, mas algumas medidas de segurança serão tomadas para que tudo saia a contento.

Reformulações

Neste período de pandemia, as autoridades responsáveis pelo turismo de Santo Expedito estão esquematizando projetos para quando tudo voltar ao normal, fazendo a cidade reviver o grande movimento que sempre registrou durante todos os dias, com presenças de romeiros e, especialmente, em cada dia 19, com celebrações de missas e outros trabalhos. Comenta-se de um novo projeto para a feirinha, que sempre tem atraído fiéis que aqui chegam para marcar presenças no único ponto turístico religioso da região de Presidente Prudente.

Bênçãos

Muito fiéis e romeiros mesmo assim visitam Santo Expedito e procuram a igreja local. Padre Umberto faz questão de atender a todos que demonstram fé no santo das causas urgentes, com aconselhamento e até mesmo bênçãos para objeto de piedade. Muitos desses objetos são adquiridos na Loja de Artigos religiosos anexo à secretaria paroquial.

Graças alcançadas

Uma família de Pirapozinho, devota de Santo Expedito, está se programando para uma visita às obras do Santuário e ter um momento de oração para agradecer uma graça alcançada por intercessão de Santo Expedito. Família simples, de quatro pessoas, ficaram todos desempregados com a pandemia. Pediram com fé para conseguir pelo menos que um deles voltasse a trabalhar para ajudar no sustento dos demais. Nesta semana tiveram a alegria de que todos conseguiram empregos, inclusive a esposa do casal, que trabalhará como cuidadora.

Fiéis ao MIT

Conforme nota dessa coluna, as autoridades responsáveis pelo turismo de Santo Expedito serão fiéis à aplicação de todos os recursos recebidos dentro do MIT (Município de Interesse Turístico). É uma forma de mostrar que a cidade é cognominada “Cidade Simpatia, Capital da Fé”. Afirmam que tudo que é recebido como repasse tem aplicações sérias e, muitas vezes, acrescentam com recursos próprios em outras obras necessárias para garantir a segurança e conforto dos romeiros que aqui chegam, para suas orações e momentos de reflexões.

Publicidade

Veja também