A força da mulher no desenvolvimento regional

OPINIÃO - Renato Michelis

Data 12/03/2024
Horário 05:00

É inquestionável que nas últimas décadas houve uma grande ascensão da mulher no universo dos negócios e do empreendedorismo. Tanto é que, embora haja variações nos percentuais sobre a atuação da força feminina frente ao mercado de trabalho, os índices indicam que, em breve, o percentual entre homens e mulheres que movimentam a economia mundial será proporcionalmente equivalente. 
Partindo desta premissa, logo pensarmos em desenvolvimento econômico e social. Se não houver um olhar apurado para as necessidades destas trabalhadoras, empreendedoras e profissionais mulheres, torna-se um erro extraordinário.
De acordo com pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2023, 34% das mulheres no Brasil empreenderam. O número daquelas que abriram seu próprio negócio foi de 10,1 milhões, um recorde nacional. Ademais, profissionais femininas têm se envolvido cada vez mais no agronegócio, um universo historicamente masculino; profissionais liberais, hoje em dia, se equivalem em número e qualidade de serviços prestados em todas as áreas da economia. Com habilidades de comunicação, empatia, resiliência e criatividade, muitas vezes superiores, são elas que começam a dominar o mercado das vendas e representações. 
No entanto, um dos ambientes que ainda faz contraponto a esta (que é uma necessária tomada de posição feminina no mundo profissional) é o ambiente político-partidário. Infelizmente, no Brasil, mesmo com as chamadas cotas partidárias femininas, as mulheres ainda não mostraram sua força. É de se lamentar tal fato, talvez a notória empatia feminina fizesse rufar novos ventos mais altruístas para este setor. 
Muito embora, talvez seja pela própria falta do desprendimento material e da ausência desta empatia nos atuais agentes políticos, para que as mulheres ainda não tenham se animado a enveredar com mais afinco neste reduto dominado pelos homens.  
Enfim, no último no dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Cada um de nós tem seus exemplos femininos, a quem admiramos e em nome de quem prestamos nossas homenagens. Pessoalmente, dedico minhas homenagens a minha esposa, Aline, que reflete com exatidão tudo o que foi descrito neste artigo. 
A UEPP parabeniza a todas vocês, mulheres de negócio, mulheres profissionais e de casa, mulheres da política e líderes, mães, filhas, amigas... Mulheres de nossas vidas, parabéns a todas!
 

Publicidade

Veja também