A formação e o sucesso profissional

OPINIÃO - Adilson Eduardo Guelfi

Data 30/12/2021
Horário 04:30

Pensando no ano de 2021, a educação continuou a desempenhar o seu papel transformador na sociedade. Apesar da pandemia, ao final de toda turbulência sempre aparece um céu límpido e ensolarado. Com o retorno gradual das aulas presenciais, tecnologias educacionais estarão presentes em 2022 para melhorar a aprendizagem.
Um cenário de mudanças e incertezas cada vez mais frequente continuará exigindo resiliência, estabilidade, tempo de adaptação e preparação. Os cursos nas modalidades presencial e a distância terão à disposição a metodologia do ensino remoto, esta que a pandemia nos ensinou, para que as aulas se tornassem cada vez mais customizadas e aproveitadas pra um efetivo aprendizado. A metodologia de ensino remoto oferece todas as vantagens das aulas presenciais, mas com a facilidade de estudar de forma síncrona em qualquer lugar como a casa ou o trabalho. O aprendizado e a tecnologia vão precisar caminhar ainda mais juntos. Mais tecnologia e mais transformação digital estarão presentes na educação, entretanto, a mensagem aos nossos alunos precisa continuar a mesma, ou seja, “somente uma instituição de ensino séria, estrategicamente focada na qualidade, tecnológica e inovadora vai contribuir com o seu sucesso pessoal e profissional”.
Para colaborar com esta mensagem, a 3ª Pesquisa sobre Empregabilidade do Instituto Semesp mostrou que construir um projeto de vida ou de carreira, baseado em conhecimentos de ensino superior é o melhor caminho para o sucesso. Este estudo revelou que 82% dos egressos do ensino superior conquistaram melhorias no âmbito profissional e pessoal. Para os que já trabalhavam, houve um aumento salarial de 135% com o diploma em mãos. Com uma pós-graduação, então, os resultados são ainda mais expressivos, mostrando salários que crescem mais do que o dobro e os altos cargos nas empresas sendo ocupados. Os dados comprovam: o mercado de trabalho quer e paga por profissionais que se qualificam permanentemente em universidades renomadas.
Outro tema que estará presente na formação e no sucesso profissional das pessoas é o maior alinhamento entre as universidades e o mercado, isto é, as empresas. As universidades querem formar excelentes profissionais e as empresas para cumprirem a sua missão, precisam destes profissionais e de suas competências que foram aperfeiçoadas. São necessidades complementares, pois não faz nenhum sentido para uma empresa desfocar o seu propósito para capacitar as pessoas. 
Por isso, é fundamental que empresas e universidades tenham relacionamentos cada vez mais estreitos e colaborativos, buscando e formando profissionais desde o ingresso do estudante. Empresas devem entender que apenas uma boa parceria com universidades inovadoras e comprometidas com uma formação de qualidade é o que vai assegurar tempestivamente os profissionais qualificados que todos desejam. E isso beneficia a todos: a empresa, a universidade e o profissional que atingirá o seu tão sonhado sucesso.
E lembre-se, educação é algo sério. Interfere na vida, nos sonhos e no destino de uma geração. Por isso, acredite: a credibilidade e a qualidade de ensino de uma universidade são os ingredientes certos para o seu sucesso profissional e pessoal.
 

Publicidade

Veja também