Publicidade

A importância da psicologia

OPINIÃO - Marihá Lopes

Data 23/08/2022
Horário 05:00

A psicologia foi reconhecida como profissão no dia 27 de agosto de 1962. Ao longo das últimas seis décadas, tivemos muitos avanços científicos a respeito da atividade, porém ainda há muitas crenças negativas na população sobre a saúde mental. Infelizmente, algumas pessoas ainda possuem o preconceito de que psicólogo é lugar de gente "doida". 
Esse pensamento, no entanto, é completamente equivocado. Mais do que nunca, é essencial a consulta com especialistas que possam cooperar no entendimento e no tratamento dos problemas da mente. Esses problemas não são só distúrbios ou transtornos, mas podem ser estresse, traumas e qualquer tipo de situação que nos gera desconfortos psicológicos ou emocionais. O Brasil, por exemplo, é o país mais ansioso do mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).  
O que um psicólogo faz e como ele pode me ajudar, afinal? Pois bem! Assim como um médico que cuida da saúde do corpo, podemos afirmar que o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ou seja, ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. Sendo assim, o psicólogo, a partir de análises, consegue identificar traumas, medos e receios pessoais que podem estar prejudicando o indivíduo, acarretando uma vida frustrada e sem esperança. Dessa forma, o psicólogo auxilia o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida através de métodos científicos para a compreensão da psique humana. 
O psicólogo é importante no processo para que a pessoa coloque para fora aquilo que não entende. Essas conversas podem agregar em autoconhecimento, superação, autoconfiança e em várias outras questões que nossa mente nos impõe todos os dias. Portanto, supere esse tabu e converse com um profissional de psicologia caso ache necessário.


 

Publicidade

Veja também