Caro leitor, já é tempo de retorno às aulas e em se tratando de educação infantil, é necessário saber que a construção de bons relacionamentos nos primeiros anos de vida auxilia a criança na construção de uma base segura, que permite a ela explorar o mundo com confiança permitindo que ela estabeleça novos relacionamentos e conheça novos ambientes. Sendo assim, para que um vínculo se desenvolva entre professor e bebê/criança, o primeiro deve estar disposto a assumir um compromisso emocional com esses.
Para tanto, a BNCC (2018) reconhece que, muitas vezes, a entrada na creche ou pré-escola é a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares, sendo fundamental para ela e sua família a qualidade dos vínculos que serão estabelecidos desde a entrada nesse novo contexto. Por isso, o sucesso do processo de ingresso na creche ou pré-escola dependerá do temperamento da criança e bebês, que variam conforme sua faixa etária e dinâmica familiar.
Para tanto, o momento do recebimento da criança ou bebê deve ser bem planejado pelo professor, pois para que a criança desenvolva a segurança, é necessário que ela estabeleça vínculos baseados em afetos positivos, na empatia e na estabilidade e assim uma diversidade de práticas de transição na creche ou pré-escola contribui para o bem estar emocional deles na adaptação da nova rotina além de transmitir segurança e confiança aos seus familiares.
Sabemos que na educação infantil o cuidado é indissociável do processo educativo (BRASIL, 2018). Nesse sentido, a formação continuada permite aos professores desenvolverem práticas sensíveis à promoção de aprendizagens, do desenvolvimento das múltiplas competências e do bem-estar das crianças. Também não se esquecendo de que o uso das tecnologias pode auxiliar no processo de aprendizagem, por isso a tecnologia deve ser adequada à faixa etária para que a criança possa interagir explorar e criar. Atividades com foco e objetivos de aprendizagem deverão ser priorizadas no âmbito escolar cabendo ao professor selecionar e incluir jogos que contemplem seus objetivos no planejamento, de forma a possibilitar diferentes maneiras de aprendizagem significativa.
Outrossim, é a qualidade dos vínculos que a criança estabelece na escola estar diretamente associado a uma interação efetiva entre família e escola sendo essa também responsável pelo sucesso na aprendizagem, na formação de crianças seguras e saudáveis.
Portanto, à medida que a criança passa a ocupar o lugar central nas práticas escolares enquanto sujeito de sua própria aprendizagem, ela aprende não só a confiar na figura do professor, mas também desenvolve competências socioemocionais que auxiliam na manutenção desse equilíbrio entre os interesses individuais e coletivos.