Hoje, com todas as informações que temos, ficou mais fácil saber sobre o processo de envelhecimento. Mesmo saindo da adolescência e entrando na fase adulta, pensar na longevidade o mais rápido possível é a melhor solução. Não deixar para depois! O tempo passa rápido!
E as dicas são as mesmas e simples, todas as pessoas podem realizar, não importa o local ou a condição econômica, sempre será possível fazer.
Vejamos:
1- Atividade física regular e apropriada para cada faixa etária. Com 60, 70, 80 anos ou mais.
A caminhada é a mais simples, mais praticável e mais importante. Pode ser dentro do quintal de casa, ao redor da casa, na rua do bairro ou mesmo nas praças e academias.
A constância é fundamental. Se for uma vez por semana, já é muito bom. Duas vezes, melhor. Três vezes ou mais ótimo.
Melhora a atividade muscular, a circulação, a respiração, o coração, o cérebro...
2- O sono é outro fator importante para a terceira idade. Dormir no horário certo e acordar também no horário certo. O certo horário pré-estabelecido. Às 20h e 7h, por exemplo.
Evitar cochilos longos e prolongados durante o dia, pois pode dificultar o sono, levando à insônia e trazendo problemas para a família.
3- Alimentação constitui o terceiro fator que o idoso precisa ter como hábito alimentar saudável.
Tomar de um a dois litros de água por dia ajuda na hidratação e cria disposição para fazer as atividades físicas mais rápido.
Comer frutas regionais como banana, laranja, manga, abacaxi, durante a semana, melhora o sistema nervoso e imunológico.
Ovos, arroz e feijão legumes são fundamentais para evitar inúmeros problemas.
E não esquecer de manter-se em bons relacionamentos com familiares, amigos, vizinhos e sempre com disposição de novas amizades.
Percebeu que envelhecer não precisa ser sofrido?!