A vida continua, mas cuidados contra a Covid-19 ainda são necessários

EDITORIAL -

Data 19/11/2021
Horário 04:15

A Prefeitura de Presidente Prudente publicou na última sexta, em edição extraordinária do Diário Oficial, o Decreto 32.518/2021, que autoriza a realização de eventos com 100% da capacidade do público, inclusive com shows em pé, torcidas e pistas de dança, desde que ocorra controle de público e sejam obedecidos os protocolos sanitários previstos pelo governo do Estado de São Paulo.
Embora o documento tenha “liberado geral”, isso não significa que todas as medidas tenham sido anuladas. O uso de máscara e o respeito aos protocolos de higiene permanecem obrigatórios em todos os ambientes.
A notícia traz a esperança de que, finalmente, depois de dois anos desde a confirmação do primeiro caso da doença no mundo, a sociedade avança para o retorno à normalidade, o que não seria possível sem os cuidados sanitários adotados e, principalmente, sem a imunização massiva, que oportunizou que as pessoas se protegessem contra os casos graves do novo coronavírus.
Esse novo capítulo, no entanto, não requer menos prudência e parcimônia. De fato, é fundamental que as pessoas tenham liberdade para retomar o curso de suas vidas, mas os novos tempos exigem responsabilidade coletiva, pois o vírus não desapareceu: permanece ativo e, se os protocolos sanitários não continuarem em vigor, uma nova onda de casos pode começar a qualquer momento, desestabilizando mais uma vez uma economia já enfraquecida e um sistema de saúde ainda debilitado.
Vale lembrar que, apesar de as estatísticas terem diminuído significativamente, indivíduos continuam morrendo vítimas da Covid-19. Os boletins epidemiológicos podem ser noticiados com números menores de óbitos, mas isso não torna o cenário menos lamentável: trata-se de vidas que estão sendo ceifadas diariamente pelo vírus.
É nosso dever manter o compromisso com o combate à Covid-19 em respeito a nós mesmos, às pessoas que amamos, aos profissionais que ainda lutam para encontrar soluções para o problema e para salvar a vida dos que adoecem, à coletividade em geral. Por esta razão, caros leitores, continuem usando máscaras, fazendo a higiene adequada das mãos e mantendo o esquema vacinal completo. Assim, colaboraremos para que este novo cenário não seja temporário!
 

Publicidade

Veja também