Aberto também para mulheres, concessionária oferece curso gratuito de eletricista em Prudente

Energisa disponibiliza 40 vagas para moradores da região com mais de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação categoria B

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/07/2025
Horário 17:02
Foto: Energisa Sul-Sudeste
Curso gratuito de eletricista tem vagas para homens e mulheres
Curso gratuito de eletricista tem vagas para homens e mulheres

A Energisa Sul-Sudeste está com inscrições abertas para a nova turma do curso gratuito de formação de eletricistas de redes de distribuição. A empresa aguarda a inscrição de mulheres e homens acima de 18 anos, que residam em Presidente Prudente ou em cidades da região.

De acordo com o gestor de Recursos Humanos da Energisa Sul-Sudeste, Robes Eduardo Gomes Mataroli, são 40 vagas e os interessados precisam acessar o Portal de Carreiras da Energisa (grupoenergisa.gupy.io/jobs/9522479) até o dia 3 de agosto para se inscrever. É necessário preencher alguns requisitos para participar do processo seletivo do curso, entre eles ter concluído o ensino médio e possuir carteira de habilitação categoria B.

As aulas serão ministradas por instrutores qualificados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na modalidade presencial em Prudente.

Mulheres em cena

Elas têm entre 30 e 35 anos e hoje compartilham uma rotina “eletrizante”. Sarah, Patrícia e Renata dão nomes aos rostos femininos que ousaram sair da zona de conforto para superar os próprios limites na área profissional. As meninas eletricistas da Energisa Sul-Sudeste, em Prudente, estão conquistando espaço em uma função majoritariamente masculina e garantem que a profissão que escolheram é um celeiro de oportunidades para mulheres que têm garra, foco e determinação.

Sarah Paula Ribeiro da Cruz ingressou na Energisa em 2016 como uma das primeiras mulheres a integrar a equipe de leituristas da empresa em Prudente. De lá para cá, a jovem sonhadora investiu nos estudos e, em 2023, entrou para a turma do curso de formação de eletricista da Energisa. A turma era de 25 alunos, sendo apenas duas mulheres. Isso não foi empecilho para quem já está acostumada a superar desafios sem perder a feminilidade.

“Quando entrei na leitura, também eram poucas meninas. Fazer o curso de eletricista foi importante para eu compreender que eu era mais forte do que imaginava. Superei medos, incertezas e meus próprios limites para chegar até aqui e atestar que lugar de mulher é onde ela quiser”, expõe.

Patrícia da Silva Arjonas também veio do time de leiturista. Assim como a Sarah, viu no curso de formação a chance de crescer dentro da distribuidora.

“Muitas pessoas ainda se assustam quando chegamos para atender uma ocorrência no sistema elétrico. Encaro isso de forma positiva e, sempre que posso, reforço que tudo é possível quando há esforço e dedicação. Atuar como eletricista é motivo de orgulho para mim, como mulher, e certamente para a minha família e amigos”, afirma.

Renata Carla Rodrigues também é resultado do investimento da Energisa na formação de mulheres. Meses após concluir a formação, foi contratada para compor o time de eletricistas da concessionária.

“Gosto muito do que eu faço. Para mim, é uma satisfação conhecer cada componente do sistema elétrico, executar um serviço na rede e ajudar o meu time a levar energia de qualidade aos nossos clientes. Sonho em continuar me desenvolvendo profissionalmente dentro dessa empresa, que é uma porta de oportunidades para quem tem o desejo de crescer, independentemente de ser homem ou mulher”, pondera.

Publicidade

Veja também