Academias de bairro levam comodidade a usuários

PERTO DE CASA Estabelecimentos são implantados em locais menos visados para facilitar a acessibilidade de quem quer cuidar da saúde e da estética

Esportes - ANDRÉ ESTEVES

Data 28/02/2017
Horário 09:56


Com a chegada de 2017, são muitas as pessoas que buscam uma academia para começar o ano com o corpo em forma. As "academias de bairro" ganharam popularidade entre aqueles que desejam cuidar da saúde e da estética sem sair de perto de casa. Este foi o fator que motivou o empreendedor Danilo Costa André, 39 anos, a abrir duas unidades da For You Fitness em bairros distantes do município. "Percebendo que o Parque do Povo e o centro estavam congestionados de academias, decidi investir em uma no Parque Alvorada e outra no Residencial Florenza, por demandarem menor investimento e oferecem comodidade aos moradores locais", expõe.

Jornal O Imparcial Academia quer criar ambiente agradável para a mulherada

Segundo ele, a busca por uma vida mais saudável e um corpo fitness se intensifica ano a ano. Agora no verão, o proprietário estima que o número de matrículas aumente entre 20% e 30%. Danilo argumenta que, diferente das academias centrais, onde "a estética é o fator mais visado" pelos clientes, as "academias de bairros" são muito utilizadas em prol de saúde e do bem-estar, especialmente entre o público feminino. "O que mais recebo são mulheres querendo perder peso ou envelhecer com saúde", conta.

Já o proprietário da Academia Lobo Fitness, Caique Damasceno Lobo, 23 anos, abriu sua unidade no Jardim Novo Bongiovani em virtude da falta de um estabelecimento do tipo no bairro. "Eu vi que não tinha nenhuma opção, então resolvi instalá-la, o que trouxe grande procura por parte dos moradores locais", afirma. Neste verão, Caique espera que a procura no local aumente 20%. "Do total de frequentadores, 90% vêm para ter o corpo ideal ou perder gordura", salienta.

 

"Clube da Luluzinha"


Um lugar onde as mulheres não precisam se preocupar com olhares indesejados, posições dos exercícios ou pelo fato de estarem usando roupas curtas. Foi com esse objetivo que a proprietária da Art Mulher, Ieda Maria Vilella, decidiu abrir, há 31 anos, uma academia destinada somente ao público feminino. "Desde o início, o propósito era justamente oferecer um local onde as mulheres pudessem se sentir à vontade", afirma. Segundo Ieda, um aspecto que tem observado no estabelecimento é que, cada vez mais, este público procura a academia colocando o fator saúde acima do estético. Para ela, isso ocorre porque as mulheres estão mais conscientes sobre a importância do exercício físico para uma vida saudável e a necessidade de envelhecer bem.

Ieda ressalta que grande parte das alunas vai para a academia com o intento de ter um sono melhor durante a noite, controlar a pressão alta, melhorar a circulação, aliviar o estresse e a depressão e garantir mais mobilidade para as atividades do cotidiano. "Elas chegam aqui e falam: quero mudar de vida", aponta. A fim de atender o público da melhor forma possível, Ieda salienta que a academia também fornece acompanhamento nutricional. "Temos profissionais da nutrição e professoras com formação na área. Além disso, as mulheres podem solicitar o serviço de personal trainer, cujo profissional fornece treinamento individualizado para a usuária", afirma.

Ieda comenta que agora no verão e em períodos de férias, a academia registra menor pico de frequência, precisamente por ser um ambiente utilizado por mulheres, onde muitas são mamães. "Uma vez que julho, dezembro e janeiro são meses de férias escolares, as mulheres vêm menos para poder ter um tempo maior com os filhos. E como eu já havia defendido, os objetivos mudaram. Chega o verão e não existe mais aquela loucura de por o corpo em forma antes de viajar para a praia", pontua.

 

 
Publicidade

Veja também