Ação conjunta contra prática de estelionato prende 12 pessoas

Trabalho interestadual objetiva desarticular organização criminosa composta por 31 membros, sob controle de detentos

REGIÃO - VICTOR RODRIGUES

Data 01/02/2017
Horário 09:42
 

A Polícia Civil dos Estados de São Paulo e Mato Grosso prenderam 12 pessoas, uma delas em flagrante, durante a Operação Adrenalina, deflagrada ontem contra suspeitos de golpes que fizeram vítimas em oito Estados, parte delas na região oeste paulista. De acordo com o delegado Éverson Aparecido Contelli, da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Presidente Venceslau, a operação interestadual tem a finalidade de desarticular uma organização criminosa composta por 31 pessoas, sob controle de detentos de presídios de Cuiabá e Rondonópolis, ambos no Mato Grosso, que praticam estelionatos, extorsões e lavagem de capitais. A expectativa é que a operação se encerre amanhã.

Jornal O Imparcial Detenções e apreensões realizadas ontem, durante operação, ocorreram em Rondonópolis

O delegado diz que a operação representa intensa atuação conjunta da Polícia Civil, além da produção de provas para o avanço das investigações, a interrupção da prática criminosa que, somente nos últimos quatro meses, lesou mais de 800 pessoas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal.

De acordo com o balanço do dia, foram aprendidas dez munições, cumpridos 21 mandados de buscas,                        apreendidos sete celulares e muitos acessórios de telecomunicação que estavam nas celas dos presos no presídio Mata Grande, em Rondonópolis (MT); além de 135 objetos apreendidos entre celulares, computadores e documentos.

Os crimes consistem em quatro principais condutas: falso diretor clínico de hospital que age contra familiares de pessoas internadas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva); falso membro do MPF (Ministério Público Federal) que pratica supostas fiscalizações em prefeituras; falso sequestro; e falso parente em apuros. "São golpes simples, que partem de dentro das unidades prisionais, e outros mais elaborados, com parceiros fora da cadeia que investigam as vítimas antes de fazerem as ligações. Há aqueles que se fingem de procuradores da repúlica, e pedem dinheiro para pastas municipais. Alguns da nossa região já caíram", conta o delegado.

As investigações que resultaram na Operação Adrenalina foram iniciadas há quatro meses pela CPJ de Venceslau, que identificou o envolvimento de 31 pessoas, das quais oito estavam em presídios do Mato Grosso. Na ação desta terça-feira, foram empregados 80 policiais civis, contando com 15 delegados e 65 investigadores, escrivães e agentes policiais; e 25 viaturas da Polícias Civil dos dois Estados para o cumprimento de 35 mandados, sendo 14 de prisão temporária e 21 de busca e apreensão, todos em municípios matogrossenses: Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Campo Verde.

Os trabalhos estão relacionados às atividades de inteligência do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) de Presidente Prudente, que identificou um significativo aumento dos registros dessas ocorrências no interior de São Paulo, e que resultou na determinação para o início das investigações para o esclarecimento.

 
Publicidade

Veja também