Ação contribui para tratamento de dependência

Associação e Fraternidade acolhe mais de 500 pessoas por ano em três comunidades terapêuticas na região de Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/12/2016
Horário 10:12
 

 

Libertar-se do vício do álcool e das drogas é uma tarefa árdua e que exige esforços tanto por parte do dependente, quanto das instituições dedicadas a prestar assistência. A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus abraça essa causa há 31 anos e mantém, apenas na região de Presidente Prudente, três comunidades terapêuticas para acolher e tratar essas pessoas de forma gratuita. Por ano, são mais de 500 atendimentos. Mais de 500 vidas que encontram nas casas o apoio necessário para retomarem a fé na vida e se inserirem à sociedade. Para custear as despesas e seguir com a missão de recuperar vidas, a instituição conta com o apoio da comunidade, por meio de contribuições voluntárias e a renda de eventos beneficentes, como o Show de Prêmios, que será realizado pela primeira vez em Presidente Prudente. O evento ocorre neste sábado, às 19h, no Salão do Limoeiro – campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Jornal O Imparcial Além da dimensão física e psíquica, tratamento da dependência contempla parte espiritual

As comunidades terapêuticas estão instaladas nas cidades de Álvares Machado (Lar Nossa Senhora do Carmo na Providência de Deus), Pirapozinho (Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus) e uma unidade feminina do distrito de Montalvão (Lar Santa Terezinha do Menino Jesus na Providência de Deus). Todas prestam atendimentos gratuitos e são mantidas com recursos da Associação e Fraternidade que, além destas três unidades, mantém e administra uma rede de atendimentos de Álcool e Drogas, com mais de 20 unidades de tratamento espalhadas pelo Estado de São Paulo e também no Rio de Janeiro.

 

Show de Prêmios


O Show de Prêmios vai sortear uma moto 0Km, uma bicicleta, uma máquina de lavar, uma televisão e um notebook. Para participar do sorteio, basta adquirir a cartela no valor de R$ 15. Quem comparecer ao evento ainda vai assistir aos shows da banda HSoul e Rony Coelho. Uma ampla praça de alimentação está sendo preparada para atender o público, com um cardápio variado de pratos doces, salgados e bebidas, como o tradicional pão com linguiça, pastel, coxinha, espetinho, mini pizza, sucos, refrigerantes, e muito mais. Não haverá venda nem consumo de bebida alcoólica durante a festa, por se tratar de um evento destinado à recuperação.

A criançada também terá à disposição um playground para se divertir a noite toda. O salão do Limoeiro conta com estacionamento privativo e vigilância para comodidade e segurança do público.

 

Tratamento da dependência

Os pacientes chegam à comunidade com a estrutura psíquica bastante comprometida.  O corpo também está debilitado pelo uso contínuo dos entorpecentes. A higiene pessoal e a alimentação precisam ser acompanhadas durante o início da recuperação. O tratamento é composto por quatro ciclos; cada ciclo é de quatro a cinco semanas. O trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico e monitores. Além da dimensão física e psíquica, o tratamento contempla a parte espiritual, para que o recuperando redescubra a sua fé, com a presença de religiosos.

O acolhimento permite que o paciente construa um conjunto de possibilidades a serem exploradas, de modo que ele crie vínculos e tenha chances de se expressar. As ações terapêuticas o ajudam a resgatar o sentido necessário à reconstrução de sua identidade histórica.

No período, realizam atividades laborais, além de executarem pequenos trabalhos domésticos (limpeza e organização dos dormitórios e da casa em geral, horta, jardinagem e culinária). Todas as atividades ajudam os assistidos no processo de recuperação.

 
Publicidade

Veja também