Ação de testagem das hepatites virais B e C ocorre neste sábado no Calçadão

Testagem gratuita das hepatites virais B e C será realizada pela Prefeitura neste sábado das 8h às 12h no Calçadão

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/07/2022
Horário 15:52
Foto: Arquivo
Quem não conseguir realizar o teste rápido poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal
Quem não conseguir realizar o teste rápido poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Por conta disso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente) realiza neste sábado (23) uma testagem gratuita das hepatites virais Be C, das 8h às 12h, no Calçadão (próximo ao Banco Santander), em Prudente.

No local, haverá uma tenda com a oferta de testes gratuitos das Hepatites B e C, que são as principais hepatites. A ação é realizada pelo Programa Municipal DST/Aids de Prudente, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Prudente.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids, a psicóloga Gláucia Tavares de Brito, a ação faz parte da campanha contra as hepatites, para que a testagem possa atingir o público, com o foco maior na população com mais de 40 anos.

Segundo ela, serão ofertados testes rápidos de Hepatite B e C, cujos resultados ficam prontos em até 30 minutos. Na tenda serão feitos os testes rápidos e fornecidas orientações a respeito da doença.

A coordenadora do Programa DST/Aids explica que a hepatite é um problema sério de saúde pública e que pode ser tratado. “A hepatite é uma doença silenciosa, que quando apresenta sintomas está num estágio avançado. Por isso, a importância destes testes, pelo menos uma vez ao ano”, ressalta.

Serviço
Quem não conseguir realizar o teste rápido poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal, especificamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O Serviço fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes nº 2357. Mais informações (18) 3221-1366. Horário de atendimento para testagem HIV- 8h às 10h e das 13h às 15h. Não é preciso agendar.

 

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
O Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.

Publicidade

Veja também