Ação no Lar dos Meninos rompe estigma de institucionalização

Para coordenadora de serviço de acolhimento, é de suma importância esse tipo de evento para a garantia do direito à convivência familiar

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/08/2022
Horário 17:36
Foto: Cedida
Cristiana Miralha e discentes que visitaram Lar dos Meninos, no sábado
Cristiana Miralha e discentes que visitaram Lar dos Meninos, no sábado

Integração, convivência com muitas brincadeiras dinâmicas, entrega de presentes, piquenique, propiciando às crianças e adolescentes momentos de alegria e descontração. Tudo isso foi proporcionado pela visita dos alunos de Serviço Social, História e Pedagogia da Unicesumar, no fim de semana, aos assistidos da Sociedade Civil Lar dos Meninos de Presidente Prudente.
Para Telma Lucia Aglio Garcia, 43 anos, coordenadora de serviço de acolhimento, esse tipo de ação é de suma importância para a garantia do direito à convivência familiar, e para que as crianças e adolescentes possam interagir com a comunidade, rompendo com o estigma da institucionalização.
Vinte e cinco universitários participaram da iniciativa, sob a supervisão acadêmica de Cristiana Miralha, responsável pelo curso de Serviço Social. Segundo ela, foi “muito emocionante”, pois foi possível proporcionar um dia diferente às crianças, com muitas brincadeiras, comidas especiais, frutas e presentes personalizados.
“Queremos aproveitar para agradecer aos inúmeros parceiros que fizeram doações para que a ação fosse possível. Para os alunos foi um dia memorável, quando tiveram a oportunidade de conhecer um serviço de proteção tão especial com as crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema, pois estão afastadas do convívio familiar mesmo que temporariamente”, expõe Cristiana.

Concerto no Parque

No domingo, os discentes da Unicesumar estiveram no Parque do Povo fazendo o acolhimento do público em geral que foi ao local para assistir ao Concerto da Ofuc (Orquestra Filarmônica Itinerante) da Unicesumar, com a regência do maestro Davi Oliveira. Na ocasião puderam falar sobre a ação dos cursos, enquanto acolhiam os idosos, pessoas com necessidades especiais, entre outros.
“A apresentação da orquestra foi o fechamento de 15 dias de preparação para a ação no Lar dos Meninos. Também tivemos os food truks que contribuem com parte do lucro à FEAPP [Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente]”, comenta a coordenadora de Serviço Social da universidade.

Faça a diferença

As pessoas interessadas em contribuir com o Lar dos Meninos de alguma forma podem fazer contato presencialmente ou pelo telefone (18) 3906-2680. “Estas ações podem ser por meio de doações, parcerias com empresas, comércio, instituições de ensino ou ainda participando de projetos da entidade com apadrinhamento afetivo, Fazendo Minha História e Família Acolhedora.
“Atualmente, de acordo com a legislação, atendemos 35 crianças e adolescentes [meninos e meninas] de 0 a 18 anos, que, para adequação da lei, residem em outros espaços. Porém, neste dia, todas foram convidadas para participar da ação”, salienta Telma.  

CONFIRA TAMBÉM:

Orquestra Filarmônica UniCesumar volta a Prudente com novo concerto

Unicesumar arrecada alimentos para Fundo Social de Prudente

Publicidade

Veja também