Ação viabiliza adoção responsável de 11 animais em Prudente

Evento idealizado pela Prefeitura e parceiros que ocorreu no domingo foi além das expectativas, “um sucesso”, segundo organizadores, e será realizado em outros meses

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/03/2022
Horário 21:03
Foto: Cedida
Polícia Ambiental, Baep, Secult, Semea...uma parceria que deu supercerto
Polícia Ambiental, Baep, Secult, Semea...uma parceria que deu supercerto

Os filhotes da Patrulha Canina, Marshall, Skye, Chase, Rubble, Rocky e Zuma se uniram em prol de uma ação superlegal em Presidente Prudente. E por causa deste evento seis cães e cinco gatos estão mais felizes do que nunca, desde o domingo. Adivinhem por quê? É que eles foram os animaizinhos disponibilizados no primeiro “Adote um Amigo”, uma feira de adoção de cachorrinhos, cachorrões e gatinhos realizada no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto em Presidente Prudente. 
A realização com parcerias que deram supercerto, segundo dois dos responsáveis envolvidos: Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora do museu, e Ricardo Barbosa dos Santos, o Piska, que é gerente do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), foi um sucesso! 
Como publicado por este jornal, na edição de domingo, a ação foi desenvolvida pelo governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), que doou 30 mudas de pitanga, contou com a presença dos “super-heróis caninos” Tobias e Ravena, do canil do Canil do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sob o comando do comandante sargento Júnior e dos cabos Gilmar e Belasco; e da 3ª Cia da Polícia Ambiental, com a representação do capitão comandante Cacciari, cabo Elis e do soldado Wesley.
“Eu chorei tamanha foi a alegria que senti. Foi muito bom! Quem esteve por lá pôde testemunhar isso!”, exclama Valentina, acentuando que a Secult agradece a parceria de todos que se engajaram, para que os objetivos fossem concretizados. “Todos os animais foram doados, assim como as mudas frutíferas. E a Cultura disseminada”.
Do CCZ, além de Piska, participaram da ação o médico veterinário Guilherme Kempe, e os agentes de zoonoses, Rafael Fernandes e Márcia Lima Oliveira.
“Foi uma ação muito boa, com as melhores expectativas possíveis. Um domingão legal, parcerias bacanas, tinha muita família com os filhos, avós, casais. Não esperava esse resultado, de verdade. Fomos surpreendidos”, destaca Piskão, que se misturou com a Patrulha Canina, o Tobias e a Ravena do Baep. “Usamos muito a parte educativa, o entretenimento, o lúdico. Foi incrível!”. 

Adoção responsável

Piska frisa que vale lembrar que se trata de uma adoção responsável, em que quem adota assina um termo de responsabilidade e, caso não cuide bem do animal, poderá receber uma visita do Centro de Zoonoses e, se constatados maus-tratos, a pessoa será indiciada pela Polícia Ambiental, e além de pagar uma multa pesada, responderá criminalmente.
“O cuidado do animal é importantíssimo, para o seu bem-estar e até para prevenir doenças. É importante adotar, mas a pessoa tem que estar disposta a dar carinho, atenção e os cuidados necessários para que o animalzinho tenha uma vida saudável e feliz”, destaca Piska, lembrando também que quem adota, quando o seu bichinho de estimação chegar à idade certa, terá sua castração gratuita por conta do CCZ.
Quem não conseguiu ir no domingo e quer adotar um animalzinho, pode ir ao CCZ, que lá sempre tem vários cães e gatos à espera de um lar.
“Promoveremos novas feiras também, que serão divulgadas no site da Prefeitura, nas redes sociais. Como eu disse, olha que coisa de Deus, com a adoção dos animais na feira, as baias foram desocupadas e já serão lares provisórios de cães de um senhor que faleceu, ele era sozinho e tinha como companhia vários cachorros”, revela Piska.

SERVIÇO
O CCZ atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 14h às 16h30. Quem quiser pode seguir o Centro de Zoonose nas redes sociais, assim como a Polícia Militar Ambiental, que está como Saber Ambiental.

Fotos: Cedidas

A batchan foi ao museu buscar um amiguinho 

Filhotinhos que ilustraram a capa de O Imparcial ganharam colo quentinho

Quem disse que só os pequeninos gostam de colo? Olha só o grandão!

Patrulha Canina fez sucesso no evento

Pequenos curtiram cenário da Polícia Ambiental

Publicidade

Veja também