O Dia das Mães é considerada uma das datas mais relevantes no calendário brasileiro, tanto pelo valor afetivo, quanto pelo impacto no varejo. A data, segundo representantes da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), representa uma oportunidade única para o comércio, impulsionando vendas e fortalecendo o relacionamento entre marcas e consumidores. Os representantes destacam o Dia das Mães como uma das datas mais relevantes para o varejo, pois mobiliza o consumidor, impulsiona as vendas e diversos segmentos como vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos e floriculturas.
Além disso, a data, de acordo com o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, representa uma oportunidade estratégica para os lojistas escoarem seus estoques e reforçarem o relacionamento com seus clientes, através de promoções bem estruturadas.
Sobre a expectativa de vendas do comércio prudentino para o Dia das Mães, Raul Audi Junior, presidente da Acipp, diz que a cidade vive, com otimismo, um movimento crescente em torno da data. "Pesquisas do setor varejista estimam um aumento de até 13% nas vendas, no país, em relação ao ano passado. A Acipp espera por esse bom desempenho também aqui, em Prudente. A Associação Comercial e os lojistas trabalham firmemente para isso".
Para o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, a expectativa é bastante positiva como ocorre todos os anos. “Historicamente, nesta data, observamos um aumento nas vendas que varia entre 30% e 40% em relação a períodos normais. Para 2025, nossa expectativa é alcançar no mínimo esses mesmos índices, podendo até superá-los, considerando a recuperação gradual do comércio e a confiança do consumidor”.
Vitalino Crellis afirma que para o comércio atender plenamente às expectativas do consumidor, é preciso que os lojistas preparem suas vitrines, organizem promoções atrativas, reforcem seus estoques dos itens mais procurados e treinem suas equipes de colaboradores, para oferecer um atendimento de qualidade. “Para os consumidores, reforçamos a importância de anteciparem suas compras para evitar filas e garantir os melhores produtos e preços. Queremos proporcionar uma experiência positiva para todos, fortalecendo a confiança no comércio local”.
Quem for às compras no centro de Prudente, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), terá a oportunidade de curtir apresentações musicais, comida de rua e feira de artesanato. A programação da Secretaria Municipal de Cultura tem parceria da Acipp e Sincomércio.
Nesta sexta-feira - quando as lojas ficam abertas até as 22h - haverá apresentações musicais em pontos diferentes do Calçadão, das 18h até as 22h. No sábado, o comércio abre até as 17h e além da programação musical no Calçadão, o público encontrará uma praça de alimentação com food trucks, no Shopping Popular. O local receberá também uma feira de artesanato, completando a programação cultural do comércio, que visa tornar ainda mais agradável a experiência de compra do consumidor.
De acordo com o presidente da Acipp, Raul Audi Junior, o prudentino tem uma relação afetiva com o Calçadão, que se fortalece quando o público encontra, além de compras, um espaço de lazer e integração comunitária. "Fazer compras em família no Calçadão já é uma tradição local, que os eventos com música e gastronomia valorizam ainda mais", expõe. "Isso gera um impacto positivo nas vendas das lojas, que recebem clientes não somente de Prudente, mas de toda a região, já que o Centro da cidade é um polo regional de comércio e o Calçadão, sua artéria principal", complementa Audi.
E as lojas de Prudente já estão sentindo o movimento crescer nesta semana. Na Leninha Calçados, a procura pelo presente para as mães já começou. Mas, a proprietária Maria Helena Pires Trucillo diz que no final de semana a procura deve aumentar ainda mais. “O Dia das Mães é uma data muito especial, é o segundo Natal dos comerciantes. Na loja temos novidades em calçados femininos do 34 ao 45. As mules e sapatos meia-estação são os mais procurados”.
Na loja Canela Plus Size de moda feminina, o estoque está abastecido. “Na nossa loja as peças mais procuradas são blusas, vestidos, conjuntos e shorts, mas também temos moda fitness, cintos e acessórios. O Dia das Mães é uma data muito especial para todos - lojistas e consumidores - pois as vendas se intensificam mais”, informa a proprietária Tatiane Canela.
Na Franquia Avatim de Prudente, loja de fragrâncias (corpo e ambiente), a procura pelo presente para o Dia das Mães já vem ocorrendo desde o mês passado. “A cada ano podemos ver que as empresas têm se preparado e buscado com mais antecedência por opções para esta data. Mas, esperamos sim, por um maior fluxo para os últimos dias”, prevê a gerente Carolina de Carvalho Bacarin.
Sobre as opções de presente que a loja oferece, a gerente ressalta que são diversas. “Embora tenhamos produtos diversos na nossa loja, voltados para o ambiente e uso pessoal. Presentear as mães com produtos de autocuidado tem tido uma alta demanda”.
De acordo com Carolina, o Dia das Mães é uma data muito importante para todo o comércio, especialmente para a loja, que trabalha com itens de autocuidade e bem-estar. “Representa uma oportunidade única de impulsionar as vendas, fortalecer o relacionamento com os clientes e promover a marca”. A loja também preparou kits prontos e opções de montar combinações como uma forma de oferecer um presente completo.
Fotos: Cedidas
Loja Leninha Calçados tem calçados do 34 ao 45
Canela Plus Size: estoque está abastecido
Na franquia Avatim, procura pelo presente das mães começou mês passado
Leia mais
Com Dia das Mães, varejo da região deve arrecadar R$ 939,4 milhões em maio