Açougues de Prudente têm alta de até 70% nas vendas às vésperas do Natal

Carnes bovinas, suínas, frango, peixes... não importa, na ceia não pode faltar algum tipo de assado; comerciantes falam de preços, cortes mais buscados, tradições e até de superstições

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 23/12/2023
Horário 04:00
Foto: Cedida
Procura por carnes cresce neste período
Procura por carnes cresce neste período

Além dos produtos de hortifruti, aquelas delícias como panetones, chocotones, refrigerantes, a tradicional cervejinha, vinhos e demais bebidas, a carne também é um alimento muito presente na ceia de fim de ano dos brasileiros. Diariamente, as filas são gigantescas e a movimentação se torna cada dia mais intensa nesses dias que antecedem o Natal. Estabelecimentos de Prudente têm uma expectativa de aumento percentual nas vendas neste período entre 10% e 70%.

É o que expõe a sócia-proprietária do Mercado Marquetti, Cheila Cristina Marquetti Ferro, 48 anos, que espera uma elevação numa média de 50% a 70%. Rogerio Ferreira Lima, gerente comercial dos Supermercados Estrela, salienta que, na loja, o crescimento deve ser 50% acima das vendas das últimas duas semanas de dezembro, comparado com as duas primeiras semanas do mês. “Já a expectativa de crescimento para o mês é de 10%”, diz ele, já mencionando que o preço do miolo de paleta e fraldinha, carnes mais vendidas para churrasco no mercado, está praticamente o mesmo do ano passado.

“Percebi que teve uma grande queda no preço da carne, havendo a possibilidade de boas promoções. Mas, se no estabelecimento que o consumidor for comprar o valor estiver salgado, tem alternativas. Mais especificamente no Natal, tratando de uma época comemorativa, a melhor opção é trocar por carnes de valor mais viável. As de segunda, por serem mais baratas, não significa que não tenham qualidade e que não sejam ótimas para as celebrações”, pontua Cheila.

Ela destaca ainda que alguns produtos como, por exemplo, da cesta básica (arroz, feijão, açúcar, etc.) apresentaram sim um aumento no preço bem significativo, mas a carne não.
“A meu ver, esse aumento pode ser atribuído ao do combustível, pois acaba tendo um efeito dominó, em que a elevação do combustível gera mais gastos para as transportadoras, fabricantes e etc.”, acentua a comerciante.

Cortes e mais cortes

De acordo com os representantes de todos os estabelecimentos consultados, as carnes mais procuradas pela clientela, nesse período de fim de ano, são as consideradas nobres, como a picanha, o contrafilé, alcatra, fraldinha, miolo de paleta.

“Estas são as carnes que percebemos uma grande procura para churrascos. Temos estoque disponível e também trabalhamos com o esquema de reserva para agilizar, por se tratar de uma época de movimento elevado”, acentua a proprietária do Mecado Marquetti.

Antônio Carlos de Azevedo, 59 anos, gerente de compras e supervisor do açougue do Supermercados Nagai, conta que, no ano passado, aquele clima de pandemia ainda pairava no ar, mas neste, não. Então, a expectativa é ter um movimento maior. Uma melhora nas vendas que podem aumentar de 10% a 20%.

Antonio Carlos menciona que as carnes consumidas no dia a dia, como músculo, acém, coxão duro, coxão mole não tiveram tanto aumento. Em compensação, principalmente os cortes para churrasco, sofreram elevação sim, como a picanha, maminha, fraldinha, contrafilé, alcatra, miolo de paleta, cupim e até o noix, entre outras. “E essas são exatamente as mais buscadas para a ocasião. A costela é bem procurada também”, diz o gerente do Nagai. 

Facilidade ao alcance das mãos

No Mercado Marquetti, além de trabalhar com o produto in natura, seu pessoal oferece uma variedade de assados aos finais de semana. E como o Natal será na segunda, estarão atendendo seus clientes até na véspera e com um cardápio especial ainda que pode facilitar a vida de muita gente que não dispõe de tempo para preparar a ceia natalina.

“Aos nossos clientes que já estão acostumados com nossos assados, podem fazer suas encomendas. Teremos frango assado, costela assada, pernil assado, e pratos quentes como lasanha, rondelli, além de pratos frios como salpicão, maionese”, adianta Cheila.

O Nagai também oferecerá aos consumidores a opção de levar o lagarto recheado para casa, prontinho para ir direto ao forno. 

Opção é o que não falta

Além das tradicionais carnes bovinas que vão para o forno ou churrasqueira, uma carne quem vem sendo muito apreciada pela clientela, segundo Antonio Carlos, é a carne de porco. Pernil, paleta, lombo, etc. De acordo com ele, nesse período um produto que aumenta muito também a procura é o frango.

“As pessoas de renda mais inferior dão uma incrementada e levam o frango inteiro para fazer assado, ou coxas e sobrecoxas. Principalmente no ano-novo. Por trás da tradição sempre tem quem acredita em alguma superstição, como se comer carne de porco vai ter progresso, porque ele fuça pra frente, assim como o peixe que nada, então, a vida vai para frente”, cita ele.

Rogério concorda que as alternativas para um churrasco mais econômico são pernil suíno, frango assado e também a costela assada. “Mas, apesar do preço, os consumidores estão se mostrando dispostos a desembolsar um pouco mais por conta do 13° salário e levando bastante as carnes mais nobres, como o contrafilé, a alcatra, a picanha, e etc.”, pontua Rogério, lembrando aos clientes do Estrela que, apesar de se tratar de perecíveis, todas as lojas estão com os estoques preparados para atender a demanda. E com parcerias com frigoríficos que os atendem rapidamente se for necessário.

Dia propício

O Natal e o ano-novo em 2023 cairão em dia muito favorável para os comerciantes, uma vez que o pessoal vai ter mais tempo pra fazer suas compras para os assados da ceia e do almoço da segunda-feira. “Nós, por exemplo, estaremos atendendo até às 18h de domingo. Mas acredito que o movimento grande mesmo será neste sábado e domingo de manhã. Depois das 13h devem ser mais o que os clientes esquecem e vão buscar no mercado. Bem do jeitinho brasileiro que deixa pra última hora [risos]”, brinca o gerente do açougue do Nagai.

Fotos: Cedidas

Costelões são sucesso garantido nas churrasqueiras dos prudentinos

Carne de porco, pernil, paleta, lombo, etc., estão em crescente nos pedidos

Um franguinho assado é opção para as ceias também

No Mercado Marquetti tem cardápio prontinho para atender sua ceia

Profissionais do açougue Nagai estão à espera dos clientes até às 18h de domingo

Paulo Ferro, a esposa Cheila e os funcionários do Marquetti, Claudinei e Lucas

Publicidade

Veja também