Açúcar e pão: preciso realmente excluir?

Jair Rodrigues Garcia Júnior

O pão é um alimento milenar presente na mesa de quase todas as populações com diferentes receitas e características. Vários outros produtos com a “temível” farinha de trigo refinada também alimentam provos há séculos. O açúcar é usado há mais de oito séculos na Europa e no Brasil desde 1500. Por que, nestas últimas duas décadas, se tornaram os maiores vilões causadores da obesidade e outras doenças?

SÃO NECESSÁRIOS
Os carboidrados (CHO) são necessários na alimentação! Numa dieta de 2500 Kcal/dia, o consumo de CHO deve ser de 375 g/d, porque a glicose é o principal combustível durante as 24h. Apenas o cérebro usa 100g/d. O CHO necessário é o amido presente no arroz, batata, farinhas, pão etc. Em geral, outros carboidratos como a frutose (frutas), lactose (leite) e sacarose (açúcar), como ingrediente de alimentos adocicados, deveriam ser apenas complementares.

GLÚTEN
É uma proteína que está presente em três cereais, trigo, centeio e cevada (cerca de 8% do peso do cereal), que são também ricos em CHO. Em caso de doença celíaca (1% da população) o glutém deve ser excluído; para outras doenças inflamatórias e casos de sensibilidade deve ser diminuído ou excluído (leia mais: https://www.asbran.org.br/noticias/gluten-o-que-voce-precisa-entender). Para casos de emagrecimento, excluir farinha de trigo, derivados ou outros CHO, certamente não é a estratégia mais eficiente.

POLÊMICA
A resposta para pergunta do início é: são consumidos em excesso. Dietas com propostas de exclusão ou de supervalorização de alimentos causam polêmica, atraem muitas atenções e fazem sucesso entre os leigos. Por isso, afirmações de que “açúcar, glúten e leite são inflamatórios” viralizam na internet. Infelizmente, para alguns profissionais e blogueiros, ser diferente e atrair seguidores para faturar é mais importante do que informação correta. Exceto os portadores de doenças ou sensibilidade, o que realmente “faz mal” é o consumo excessivo. O limite de açúcar deve ser de 25g/d, mas consumindo bebidas açucaradas e doces, é fácil ultrapassar. Para a maioria das pessoas, consumir um pão de manhã ou no lanche é razoável, mas pão somado com bolo, coxinha e outros alimentos com farinha, significa excesso e acúmulo extra de gordura.

ATLETAS
Quer saber? Açúcar tem alto índice glicêmico, o que não é bom para as pessoas em geral, principalmente quando se consome um único alimento adoçado. Mas para atletas o açúcar pode ser ótimo para o desempenho, e “sem dúvida” melhor que os suplementos caríssimos de waxy-maize e palatinose (isomaltulose) que têm baixo-médio índice glicêmico. Não estou aqui recomendando “passe a consumir açúcar diariamente”, mas sim informando que, assim como outros alimentos “ruins” (manteiga, bacon etc), você pode consumir um pouquinho ou eventualmente. Afinal, somos um conjunto de tecidos, órgãos e sistemas que devem funcionar perfeitamente, incluindo a produção regular de neurotransmissores da satisfação e prazer.

Exceto os portadores de doenças ou sensibilidade, o que realmente “faz mal” é o consumo excessivo de açúcar e farinhas refinadas.

 

 

Publicidade

Veja também