Adapp/Unesp mantém treinamentos para Paulista

Posterior as séries Ouro, Prata e Bronze, os clubes farão a fase de playoffs. As finais deverão ocorrer no final de outubro. “Entre 2008 e 2010 era assim. É um campeonato que faz com que todos joguem uma quantidade maior de jogos", avalia Brancatti.

Esportes - Jefferson Martins

Data 25/03/2015
Horário 09:02
 

A Adapp/Unesp/Semepp já sabe quais serão os seus adversários no Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas 2015. Em assembleia realizada pela FPBSR (Federação Paulista da modalidade), em Jundiaí, em 20 deste mês, ficou definido que o elenco prudentino está no grupo A juntamente com a ADD/Magic e ADD/Wills de São Paulo, o Gaadin de Indaiatuba e Cubatão, que retorna às quadras depois de 10 anos. Antes da estreia, a equipe continua com os treinamentos de pré-temporada.

De acordo com a federação, a competição ainda não tem data fixada para começar, porém a previsão é que isso ocorra a partir da segunda semana de abril. Quinze equipes compõem o campeonato, que será dividido em três grupos na etapa inicial e que disputam em turno e returno. Na sequência, a segunda fase será desenvolvida em séries. Os quatro melhores avançam à Chave Ouro. Assim como os quatro que tiverem o segundo melhor desempenho vão ao grupo Prata. E os outros quatro formam o Bronze.

Segundo o presidente da Adapp (Associação de Desporto Adaptado de Presidente Prudente), Paulo Roberto Brancatti, existem pontos positivos e negativos na nova formatação. "É bom e ruim. Por um lado é interessante, pois as equipes vão jogar mais e isso faz com que uma evolução maior ocorra. Mas todos irão se enfrentar, sendo adversários mais fortes contra mais fracos, e isso é negativo", pontua.

Posterior as séries Ouro, Prata e Bronze, os clubes farão a fase de playoffs. As finais deverão ocorrer no final de outubro. "Entre 2008 e 2010 era assim. É um campeonato que faz com que todos joguem uma quantidade maior de jogos", avalia Brancatti.

 

Preparação intensa


O presidente pontua que para essa temporada, por exemplo, o elenco, que terminou em terceiro lugar na Segunda Divisão do Paulista do ano passado, sofreu algumas baixas. "Perdemos quatro jogadores, por ordem pessoal, e é difícil encontrar deficientes dispostos a enfrentar a prática esportiva", revela.

Brancatti também destaca a falta de recursos para trazer jogadores de fora. "Além disso, nós temos algumas dificuldades para contratar. O ideal seria a formação, mas mesmo com as campanhas que fazemos, não tivemos sucesso", lamenta que o número reduzido pode ser prejudicial quando o campeonato começar.

Apenas oito jogadores compõem atualmente o elenco da Adapp/Unesp/Semepp. "Com uma bateria de jogos muito intensa pode ser que os atletas não suportem", expõe. No entanto, mesmo com esses fatos, o dirigente ressalta que o time está treinando e nos próximos dias alguns amistosos serão marcados para deixar o time apto para a estreia.

"Os nossos jogadores começaram os treinamentos depois do Carnaval e, após a Páscoa, alguns amistosos serão agendados", lembra que o time de Londrina (PR) pode ser o primeiro rival para o dia 11 de abril. "Faltam alguns detalhes", complementa.

 

Cidade-sede


Os jogos finais do Paulista da modalidade podem ser realizados em Presidente Prudente. Já que os representantes do município se candidataram para sediar o evento decisivo, com todas as partidas. Além da capital da Alta Sorocabana, Jundiaí e Piracicaba concorrem ao posto.

 

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

Apoiam o projeto da Adapp, além da Semepp (Secretária de Esportes de Presidente Prudente), a Usina Alto Alegre, a Rede de Postos Prudentão, o Hotel Portal D’Oeste e a FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).
Publicidade

Veja também