Adélia de Souza desvenda os segredos da depilação

SINOMAR CALMONA

Depilação é um ritual de beleza para pessoas do mundo inteiro, diz profissional de Prudente

COLUNA - Sinomar

Data 12/08/2020
Horário 05:06
Adélia de Souza, da Strass Design e Depilação: “Minha gratificação é oferecer serviço de qualidade”
Adélia de Souza, da Strass Design e Depilação: “Minha gratificação é oferecer serviço de qualidade”

A depilação é ritual de beleza para pessoas no mundo inteiro, desde o século XX até os dias de hoje. Com isso, nasceu o profissional de depilação, que conhece os segredos mais íntimos dos clientes e ajuda no bem estar e na autoestima de mulheres e homens. 
Desde a antiguidade as mulheres se depilam. Há relatos do Egito antigo de que as mulheres usavam argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem a técnicas de depilação com cera, conhecida como cera egípcia. No Brasil, na carta que Pero Vaz de Caminha fez, relatando suas impressões sobre o país, já trazia o registro de que as índias não possuíam pelo pubiano, imaginando-se, então, que por genética haviam nascido sem eles. Mas, depois, descobriu-se que elas raspavam os pelos com espinha do peixe.
Adélia de Souza, 59 anos, é uma das profissionais de depilação mais antigas de Presidente Prudente. Ela está à frente da Strass Design e Depilação, bem instalada na Rua Tupiniquins, 10, esquina com Avenida da Saudade

Como você se iniciou nessa profissão?
Quando tinha 28 anos, iniciei o curso de cabeleireiro no Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], era um curso completo que englobava, cabelo, manicure, massagem, maquiagem e depilação. Ao término do curso, percebi que depilação me trazia satisfação e alegria, tornando minha paixão, assim comecei a buscar mais informações e cursos para melhor atender minhas clientes. Percebi que depilação não era somente arrancar pelos e sim extraí-los pela raiz, cuidando da pele, não causando danos a ela, e eliminando os pelos.
Sempre busco capacitação, indo a congressos, cursos com médicos dermatologistas, e cirurgiões plásticos, para acompanhar as tendências em design de sobrancelhas.  

O que é ser uma depiladora, para você?
Ser uma depiladora é uma pessoa que cuida do bem estar e beleza das pessoas, e que possui intimidade e confiança.

Qual o primeiro passo para ser uma depiladora?
O primeiro passo para ser uma depiladora é gostar, depois buscar cursos na área em instituições confiáveis, e sempre estar buscando informação

Quais os requisitos para ser uma boa profissional nessa área? Qual a capacitação exigida?
Primeiramente ter curso na área de depilação ou estética, e sempre buscar cursos que aumentem o seu conhecimento, estar de acordo com as normas sanitárias e de biossegurança, sempre usar produtos descartáveis e de boa qualidade.

Qual sua grande gratificação pessoal em realizar esse trabalho?
A minha gratificação é poder oferecer um serviço de qualidade, que realmente elimina pelos, e poder fornecer produtos de qualidade que foram desenvolvidos depois de muitos anos de trabalho. Conseguimos ter a nossa marca de produtos depilatórios, que é uma linha pensada na pele da cliente, e que não agrida ao meio ambiente. Pois como empresa, temos que pensar nos nossos clientes, no nosso próximo e no mundo tentando não apenas lucrar, mas sim acrescentar onde estivermos.

O hábito de se depilar é antigo, já existia no Egito. Mas hoje, quais as mudanças e inovações surgiram no mercado da depilação?
No mercado de depilação hoje existem vários tipos de cera, laser e aparelhos depilatórios, mas ainda é um mercado que está em crescimento e pouco explorado, pois a depilação sempre foi feita por profissionais pouco capacitados, e foi uma área com pouco reconhecimento.

Qual a melhor solução para pelos encravados?
Para que os pelos não encravem, a depiladora tem que ser capacitada para que em todas as sessões os pelos sejam desencravados, para que não acumule, os pelos devem ser extraídos pela raiz, e que os materiais, desde o papel e cera, sejam de boa qualidade.

Quais as principais dicas para uma depilação bem feita?
Uma depilação bem feita deve se começar pelo ambiente higienizado, materiais de boa qualidade e capacitação da depiladora.

Qual o impacto da pandemia no seu negócio?
O nosso negócio foi totalmente impactado, não podendo atuar, e estamos aproveitando esse tempo para trazer novos conhecimentos, e capacitação para melhor atender nossas clientes quando tivermos autorização para a volta.

O que você pensa dessa situação provocada pela Covid-19?
Uma transformação no mundo. Se começa uma nova história...

RAPIDINHAS
...
Vem aí um mega evento rotário: 24 de agosto, Dia Mundial de Combate à Pólio.
...
Caminhamos para uma nova forma de trabalhar, maioria em home office, estão dizendo. Será mesmo?
...
Instagram da Dadá Simões tá valendo à pena!
...
Ontem ela disparou essa: “Quando as mulheres resolvem se vingar, até o diabo senta para aprender...”
...
Menino se veste de super-herói para cuidar e alimentar gatos de rua, nos EUA.
...
Depois de TV paga e internet, CNN Brasil lança rádio FM.
...
Ponto final: Siga resiliente e confie em seu potencial.

Publicidade

Veja também