ADEUS A NATANAEL

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 24/04/2020
Horário 03:08

Natanael Gonzaga da Santa Cruz foi embora antes do combinado, aos 56 anos de idade, com o último adeus ontem no velório na Câmara Municipal e sepultamento no Cemitério Municipal São João Batista.

HISTÓRIA DE VIDA

Antes da militância política como vereador por três mandatos consecutivos, Natanael teve em sua história de vida o trabalho na roça, na feira livre, como jogador profissional e técnico desportivo de escolinha de futebol; além da formação de linda família.

JOGADOR LÉPIDO

Quando jogador nos anos 80, era classificado pela crônica esportiva como lépido. Exatamente por ser ponta direita ágil, veloz e decidido; que recebia a bola e disparava para a linha de fundo, com dois objetivos: cruzar ou chutar pro gol.

CLUBES DO INTERIOR

Revelado nas categorias de base do Coríntians (assim mesmo sem th) de Prudente, jogou no profissional. Também atuou por dois outros clubes do interior paulista: na Ferroviária, em Araraquara, e na Ponte Preta, em Campinas.

BALADA Nº 7

Se fosse escolhida uma canção de adeus ao Natanael, poderia ser a Balada nº 7. Uma composição que Moacyr Franco fez para Mané Garrincha, o ponta direita da camisa 7, assim como também foi o Nata, como era chamado pelos mais íntimos.

TIME DO TEMPO

Parte da letra diz que hoje outros craques repetem as suas jogadas e ainda na rede balança seu último gol, mas pela vida impedido parou e para sempre o jogo acabou, suas pernas cansadas correram pro nada e o time do tempo ganhou...

ÚLTIMA CONVERSA

Na última ligação que o Natanael fez ao Plantão foi para falar sobre a homenagem aos bombeiros de Prudente que estiveram em Brumadinho (MG), mas a conversa passou pelo futebol, a lembrança de uma transmissão em Assis e a opinião de Manoel de Freitas.

COLOQUE O NATANAEL

Freitas foi um dos maiores comentaristas esportivos de Prudente e no fato em questão, no intervalo de Vocem 0 x 0 Coríntias sugeria que o técnico colocasse o Natanael em campo; pois, no entendimento do comentarista, só ele poderia resolver o jogo.

FITA CASSETE

O registro da transmissão em fita cassete só tem parte do jogo, de tal forma que não dá para saber a data e nem se Natanael foi a solução. Mas, ser referenciado pelo Manoel de Freitas – a enciclopédia do futebol – era o máximo.

REGISTRO RARO

Naquela transmissão pela Rádio Comercial, Natanael só tinha amigos: o próprio Manoel de Freitas, o narrador Homéro Ferreira, os repórteres Sinomar Calmona e Dário Marques, e o plantonista Osvaldo Ferreira.

SAUDADE E HISTÓRIA

Natanael deixa a saudade e a sua história que é a de alguém que viveu para o bem, que se atrapalhava um pouco ao falar rápido, mas que era totalmente desembaraçado para tratar de seus objetivos e para cuidar de gente.

TODOS OS LUGARES

Desde a tarde de quarta-feira, quando passou mal, o nome da Natanel esteve em todos os lugares: nas redes sociais, nas conversas de amigos e nas mídias convencionais, incluindo aqui em O Imparcial e na Rádio Comercial, em especial no Patrulha Comercial.

Publicidade

Veja também