Advento: preparação para a chegada de Jesus

Para católicos, período engloba as quatro semanas que antecedem o Natal e encerra no dia 24 de dezembro

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 04/12/2023
Horário 20:20
Foto: Cedida
“É um tempo de preparação em vista do nascimento de Jesus”, diz o padre Éverton Aparecido da Silva
“É um tempo de preparação em vista do nascimento de Jesus”, diz o padre Éverton Aparecido da Silva

Neste domingo teve início o Advento, período para os cristãos católicos que engloba as quatro semanas que antecedem o Natal, e que se encerra no dia 24 de dezembro. “É um tempo de preparação em vista do nascimento de Jesus, em que a Igreja se reveste de um caráter especial, motivando e levando as pessoas a bem viverem o Natal”, reflete o pároco da Mãe da Igreja e coordenador diocesano de pastoral, padre Everton Aparecido da Silva. Para muitos fiéis, o dia que marca o começo do Advento também é destinado para a montagem das árvores natalinas, tradição mantida por algumas famílias em Presidente Prudente. Presépios, conforme o religioso, já estão sendo montados nas residências e comércios.

O padre explica que a palavra “advento” significa “vinda” ou “chegada”. Em material sobre o assunto produzido para divulgar nas redes sociais da paróquia Mãe da Igreja, ele pontua que cabe, então, a pergunta: “vinda ou chegada de quem?”. “Obviamente, os católicos se preparam para a chegada de Jesus. É Ele quem está às portas!”, cita. 

Segundo o pároco, essa “vinda” possui dois significados importantes. “O primeiro é a chegada do Menino Deus, que se dignou a encarnar no gênero humano para nos dar a salvação eterna. Portanto, celebramos com muita alegria o nascimento de Jesus”, pontua.

O segundo significado, informa o padre, refere-se à vinda definitiva de Jesus, o que a teologia chama de “Advento Escatológico”. “Sendo assim, além de nos preparamos para receber Jesus que vai nascer, devemos nos preparar para esperar o Filho de Deus que virá gloriosamente”, frisa. Silva comenta no material aos fiéis que, uma vez que o Advento é um tempo de expectativa, deve-se vivê-lo num espírito de profunda esperança e alegria, mas também de preparação. “Preparar-se para o Natal é ter a sensação das festas de fim de ano. O foco principal é Jesus Cristo com ação divina em todo o mundo. No final do ano são muitas as festividades, mas, nós, cristão católicos, a importância a ser dada é para celebração do Natal no dia 25 de dezembro. E este tempo do Advento é um tempo especial para a então chegada do menino Deus”, finaliza.

Tradição

Na casa da Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima Brito, 56 anos, a expectativa para lidar com os enfeites está alta. “Para nós, cristão, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento, e todos aqui em casa aguardam este dia”, conta ela, que recebe a ajuda dos filhos Alice e Arthur nesta prazerosa tarefa. “Principalmente quando arrumamos toda a decoração e chega o momento da estrela, que é a última a ser colocada, como enfeite, mas com grande simbolismo, pois ela representa a estrela que guiou os Três Reis Magos”, completa.

Sobre o Advento, ela expõe o quanto considera importante em sua vida. “Celebramos a vida, a fé. Somos gratos a tudo que recebemos. E, também, não pode faltar o presépio e os presentes que rodeiam a árvore. Enfim, arrumar a árvore de Natal é uma celebração à vida, então, é festa”, encerra.

Foto: Cedida


Montagem da árvore de Natal na casa da Alice, com os filhos, foi tradicionalmente no 1º dia do Advento

Foto: Cedida


Presépios, conforme o religioso, já estão sendo montados nas residências e comércios

Publicidade

Veja também