A população de Presidente Prudente e cidades vizinhas notou uma movimentação diferente no céu na tarde desta terça-feira (19). Um jatinho GEIV52 (Grupo Especial de Inspeção em Voo) da FAB (Força Aérea Brasileira), modelo Hawker IU-93A FAB 6052, passou o dia sobrevoando a região e foi visto taxiando para pouso no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente.
A presença da aeronave está diretamente ligada à segurança aérea. O FAB 6052, e outras aeronaves do seu tipo, têm a missão de aferir e inspecionar os equipamentos de auxílio à navegação aérea em todo o país. Isso inclui radares, sistemas de aproximação por instrumentos e balizas, essenciais para guiar aeronaves comerciais e militares com precisão e segurança. A atividade garante que todos os equipamentos estejam funcionando perfeitamente, o que é fundamental para evitar acidentes e manter o tráfego aéreo organizado.
A inspeção em voo no Brasil teve início em 1956, com a assinatura do projeto Contraf. Desde então, a FAB tem mantido um grupo especializado para essa função. A atividade é um elo vital na cadeia de segurança da aviação, assegurando que o Brasil continue a operar um espaço aéreo confiável e moderno para todas as aeronaves que o utilizam. A visita da aeronave em Presidente Prudente reforça o compromisso da Força Aérea com a manutenção da segurança aérea em todo o território nacional.