Afinal, que estação é essa?

EDITORIAL -

Data 28/10/2022
Horário 04:15

“Coloca casaco. Tira casaco”. Se perguntar do mais novo ao mais velho, ninguém tem na memória um fim de outubro e início de novembro com tempos tão “malucos”. Um dia, um verão de 30 graus. No outro, tempestade de ventania, acompanhada por chuva. Amanhece calor. Anoitece frio. 
E, para a surpresa de muitos, vem aí, conforme a meteorologia, mais uma frente fria. Conforme publicado neste diário, o esquenta-esfria registrado neste mês ainda não chegou ao fim. Após a alta nos termômetros observada nos últimos dias, as temperaturas devem voltar a cair na região de Presidente Prudente na virada de outubro para novembro. 
De acordo com o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), os principais modelos de previsão indicam a entrada de uma forte massa de ar polar no início de novembro sobre o Brasil, com impacto no oeste paulista. A onda de frio deve atuar principalmente entre 1º e 4 de novembro, sendo que, na região, as mínimas previstas podem chegar a 10° C no Dia de Finados, lembrado no dia 2.
É importante ficarmos atentos para com a nossa saúde com essa mudança repentina e constante. Está cada vez mais difícil manter, principalmente as crianças, longe dos resfriados. Tais variações repentinas de temperatura trazem reflexos direto para o corpo humano, sobretudo, para o sistema respiratório. O infectologista prudentino, André Luiz Pirajá da Silva, explica que a oscilação não é benéfica, considerando que as mudanças climáticas causam a irritabilidade das vias aéreas superiores, o que aumenta a possibilidade de infecções. Nos dias de tempo seco, a orientação é apostar em umidificadores. Já em dias úmidos ou de frio, a recomendação básica é se aquecer e cuidar da saúde. 
Então, não coloque as roupas de frio no maleiro. Deixe-as penduradas porque não se sabe o que vem por aí. Os dias de piscina também podem ser atrasados um pouco neste ano. Mas, o importante sempre é cuidar da saúde para passar pelos dias, independente da temperatura, com alegria e cheio de vontade de viver

Publicidade

Veja também