Agosto

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da milha e do milho

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 24/08/2025
Horário 05:30

Ainda bem que falta só uma semana para agosto terminar, mês considerado agourento pela crendice popular. Ou mês do cachorro louco, segundo o folclore brasileiro, que é rico em lendas. Mas convém lembrar que agosto é estigmatizado por acontecimentos funestos.
O maior de todos é o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Os números não são exatos, mas pelo menos 166 mil pessoas morreram em Hiroshima, enquanto em Nagasaki cerca de 80 mil moradores perderam a vida.
As pessoas que estavam no epicentro das explosões das bombas simplesmente se desintegraram nas duas cidades japonesas. Quem sobreviveu contraiu câncer causado pela radiação, que continua até hoje na atmosfera da Terra. Muitos morreram ao longo dos anos.
Não havia necessidade de usar bomba atômica, mas os EUA precisavam vingar o bombardeio aéreo japonês contra Pearl Harbor e, principalmente, amedrontar a então União Soviética. O Japão já estava destruído e queria se render. Os gorilas do Pentágono optaram pelas armas atômicas pelos dois motivos expostos acima. 
 No Brasil, dois fatos políticos relevantes ocorreram em agosto. O suicídio de Getúlio Vargas, no dia 24 de agosto de 1954, e o injusto impeachment da presidente Dilma Rousseff, afastada do cargo em 31 de agosto de 2016. Temer Iscariotes não está envolvido até o pescoço. Está envolvido até o tórax.
Há muitos outros fatos históricos registrados em agosto. Elvis Presley, o rei do rock, foi embora deste insensato mundo no dia 16 de agosto de 1977. Até hoje é lembrado. Afinal, é uma lenda americana. O comediante Groucho Marx também partiu no mesmo mês, em 1977.
Falta pouco para terminar agosto. O maluco que "governa" os EUA, o Cenourão, cismou com a Venezuela e estaria ameaçando invadir o país com a desculpa de combater o narcotráfico. Aliás, eles sempre têm uma desculpa. 
Na verdade, o Tio Sam está de olho nos 300 bilhões de barris de petróleo que a Venezuela tem debaixo da terra, além dos 3,4 bilhões de metros cúbicos de gás natural. A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo. Daí a cobiça. Se o país fosse o maior produtor de pimenta-do-reino não estaria no noticiário.      
 
DROPS

Pimenta nos olhos dos outros é pimenta mesmo.

A víbora não vibra, a não ser na hora do bote.

A propósito: tem muita cobra criada na política.

Trair e coçar é só começar.
(Marcos Caruso, ator)

Quer comer bem? Restaurante, churrascaria, petiscaria e casa de carnes Mithan Sato, do André Sato. Dois endereços: Rua Eugênio Corazza, 487, J. São Geraldo, e Av. Ana Jacinta, 1.743. Fones: 3217-3287 e 3906-3055.

Publicidade

Veja também