Agro é vida  

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 09/05/2023
Horário 05:00

Surpreendentemente, volta e meia, surgem declarações e insinuações que procuram denegrir a imagem do agronegócio brasileiro.  
E um dos fatos mais recentes aconteceu há algumas semanas, envolvendo uma autoridade do governo brasileiro, mais especificamente o presidente da ApexBrasil, que em visita à China, acompanhado por executivos do agronegócio, conseguiu a proeza de ofender o setor do agro brasileiro, culpando a pecuária nacional pelo avanço do desmatamento. E isso diante de um público composto por cerca de 100 representantes do governo chinês. E posteriormente, para contornar, o sujeito vem falar que foi apenas um mal entendido.
Quem não se lembra da propaganda que o Bradesco fez lá no final de 2021, na qual procurou incentivar as pessoas a consumirem menos carne, aderindo a segunda sem carne?  E depois de receber uma enxurrada de críticas e perder clientes, teve que voltar atrás e pedir desculpas. Mas daí já era tarde, o prejuízo estava evidenciado. Mas o pior foi que o Bradesco não aprendeu nada com o que já tinha acontecido com a cervejaria Heineken, que em março de 2021, havia postado uma campanha no Twitter com a seguinte proposta: “Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde?”. E acabou tendo que divulgar uma nota oficial, dizendo que respeita a diversidade de gostos e a livre escolha do consumidor. 
E a pergunta que ficou é: será que deixaram a comunicação por conta de alguém que não entende nada de mercado e de alimentos? Afinal um dos maiores públicos consumidores da Heineken é composto pelo público do agro. 
O agronegócio sustenta o nosso país e não é de hoje, além de ser celeiro na produção de alimentos para o mundo. Já parou para pensar que você só está vivo graças ao agro? Isso mesmo, é o agro que produz o feijão, o arroz, o óleo, o trigo, a carne e tudo que você come no seu dia a dia. E não importa se você come carne ou não, se é vegetariano ou vegano, o fato é que você só está vivo graças ao agro, pois os alimentos são nossa fonte de sobrevivência, queira você ou não.  Ou você acha que consegue viver sem alimentos? 
O agro possui problemas que precisam ser resolvidos? Claro que sim e seria ingenuidade afirmar o contrário. Temos problemas com o uso excessivo, por exemplo, de agrotóxicos, que acabam contaminando os próprios alimentos, os rios e lençóis freáticos, temos a degradação do solo, desmatamento, geração de resíduos e tantos outros.  
São situações que se resolvem com pesquisa científica e inovação, buscando soluções que impactem cada vez menos a natureza e as pessoas, mas para isso é necessário incentivo e investimentos, seja a nível governamental ou da iniciativa privada. Um belo exemplo é o uso dos resíduos da cana de açúcar ou até mesmo os resíduos da suinocultura, os quais devidamente tratados, geram biogás e o resíduo que sobra vira adubo.  
Tudo pode ser reaproveitado, adequado e melhorado, basta ter foco em inovação e tecnologia! 
E sim, agro é vida. 
 

Publicidade

Veja também