Ah, o Sobrenome

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da política e contra a politicagem

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 18/04/2021
Horário 05:30

Por causa do assunto da crônica, um sobrenome curioso, até vou entender se for chamado por alguns leitores de obsceno, depravado, imoral e o escambau - ou o diabo a cinco e não a quatro -, e não ficarei aborrecido com isso. Calma pessoal, que o Brasil é nosso, mas quem manda sou EE.UU.
No caso em questão o tal sobrenome curioso é Pica e, para quem ainda não sabe, é de origem italiana. E vocês aí pensando besteira, não é mesmo? A família Pica é da Itália e, com a emigração, se espalhou pelo mundo.
Tem família Pica aos montes em muitos países, principalmente nas três Américas. Tem Pica, quer dizer, tem gente da família Pica, por exemplo, no Brasil, EUA, Argentina, Chile, Equador, México, Porto Rico, Portugal e Espanha.
Admito que, como se diz em Portugal, estou a encher linguiça e outros embutidos, mas chegarei aos "finalmente", como diria o prefeito Odorico Paraguaçu.
Por causa do sobrenome Pica, um belo dia no fim dos anos 60 do século passado, testemunhei, com estes olhos castanhos que Santa Luzia protege, uma situação um tanto quanto desconfortável na Rádio Piratininga, em São Paulo, onde trabalhava.
Como era praxe, as rádios transmitiam as notas de falecimentos fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal e, creio, eram remuneradas pela divulgação dos nomes dos que batiam as botas e outros calçados.
Foi aí que surgiu a tal situação desconfortável já mencionada nestas mal digitadas linhas. E digo isso porque, naquela época, a linguagem da mídia em geral não era tão informal e coloquial como agora. Locutores e apresentadores, em sua maioria, eram sóbrios e discretos. Gíria, então, nem pensar.
Morreu um senhor cujo sobrenome era Pica. Lembro do nome dele, mas por respeito não vou citá-lo. A nota de falecimento estava pronta, mas como pronunciar no rádio uma palavra que, no Brasil, é sinônimo de bilau?
O locutor, brincalhão fora do ar, certamente cairia na gargalhada na hora de transmitir a nota e isso pegaria mal para a rádio. Sabem como é: ataque de riso no rádio e na tevê, às vezes, é incontrolável e estão aí a Lilian Witte Fibe e a apresentadora Eliana que não me deixam mentir.
Além disso, ouvintes conservadores ficariam constrangidos e indignados. O que fazer? Foi um deus nos acuda. A nota passou de mão em mão e, por fim, foi entregue ao diretor da emissora, que daria a palavra final. Divulgar ou não divulgar, eis a questão.
Depois de analisar a situação ele decidiu não divulgar a nota. Vai ver achou melhor não pôr Pica no ar talvez em nome da moral e dos bons costumes.

DROPS

Ranking é uma rã macho com mania de rei.

Ranheta é uma nova espécie de rã descoberta no País Basco.

Ranzinza é uma rã que virou iguaria na China, prato apreciado por turistas.

Rancor é uma rã híbrida que virou praga no Brasil, sendo muito consumida nos restaurantes chiques de Brasília

Rancorosa é uma rã pra lá de venenosa e o macho, rancoroso, não fica atrás.
 

Publicidade

Veja também