Alimentação saudável pode reduzir ansiedade

Devido à composição de vitaminas e nutrientes, alguns alimentos podem combater sintomas causadas por este sentimento

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 15/09/2018
Horário 08:08
José Reis - Patricia orienta consumo de alimentos ricos em triptofano e vitaminas do complexo B
José Reis - Patricia orienta consumo de alimentos ricos em triptofano e vitaminas do complexo B

A ansiedade é um sentimento normal do ser humano, que surge sempre diante de um fato novo, mesmo que seja rotineiro. No entanto, ela se torna patológica de acordo com a variação da intensidade e duração, que podem acabar resultando em desconfortos que prejudicam simples afazeres do dia a dia e até mesmo no desequilíbrio do metabolismo. Alguns alimentos podem auxiliar na redução desses sintomas, devido à composição de algumas vitaminas e nutrientes. O cuidado com a alimentação nesses momentos se torna de grande importância, pois algumas pessoas recorrem com frequência à comida como uma espécie de válvula de escape.

A nutricionista de Presidente Prudente, Patricia Zacharias, fala que as pessoas devem optar por alimentos ricos em triptofanos, um aminoácido que está ligado à diminuição da ansiedade e também os compostos pelas vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento geral do cérebro, ajudando na tranquilidade. “Exemplos disso são as amêndoas, aveia, peixes, algas, espinafre, abacate e laranja”. Patricia afirma que tratam-se de alimentos normais, de consumo no dia a dia e que não difíceis de inseri-los com mais incidência nos hábitos alimentares. “A pessoa pode chupar a laranja ou tomar o suco, assim como o espinafre pode ser refogado na comida”, declara.

Segundo a especialista, o leite morno com uma colher de mel também ajuda a manter a tranquilidade. “Se não preferir o leite, pode optar por queijos, iogurtes e derivados”. Os chocolates também são grandes aliados para redução da ansiedade, porém, a nutricionista aconselha a ingestão da versão zero açúcar e 70% cacau. “Esse é um alimento que é necessário tomar muito cuidado com o valor calórico e deve ser consumido somente 20 gramas por dia”, explica.

De acordo com a psicóloga Joselene Alvim, alguns dos sintomas de ansiedade podem ser: boca seca, palpitações e suor demasiado. Ela orienta que a prática de exercícios físicos também ajudam no combate a esses momentos, devido à liberação de endorfina. “Devido ao perfeccionismo, a pessoa ansiosa possui uma sobrecarga de tarefas, pois não consegue delegar a outras pessoas, causando um desgaste mental”, esclarece. A especialista fala que os exercícios mentais diários de autovigilância do comportamento também são importantes. “A pessoa deve pensar se toda aquela preocupação é realmente necessária, e tentar promover pensamentos positivos”, orienta.

Joselene declara que se os sintomas não forem cuidados podem acabar desencadeando um tipo de ansiedade paralisante. “O individuo não consegue se concentrar no que faz, além de resultar em dificuldades com a memória, estresse, irritação e baixa autoestima”. Por isso, alimentos como refrigerantes, energéticos, café e embutidos devem ser evitados. Eles acabam estimulando o sistema nervoso, por isso devem ser consumidos com moderação.

A dona de casa Vanusa Aparecida Enles Alves, 43 anos, há cerca de oito meses está fazendo uso de alguns alimentos específicos para a diminuição da ansiedade. “Antes eu comia muito doce e tomava muito café, com isso meu sono era muito ruim”. Hoje ela opta pela ingestão de espinafre, queijos, aveia e peixes e diz que tem sentido muita diferença no comportamento. “Agora eu durmo melhor e me sinto mais calma durante o dia”, declara.

O QUE COMER?

- Acelga e espinafre, pois são ricos em magnésio, que estimula no cérebro a sensação de tranquilidade;

- Frutas vermelhas e gengibre, que são alimentos antioxidantes e reduzem os níveis de cortisol combatendo a ansiedade;

- Lentilha, feijões e aspargos, que são ricos em ácido fólico e atuam no sistema nervoso, ajudando a evitar a depressão;

- Banana, pois possui alto teor de triptofano e ajuda na produção de serotonina;

- Iogurtes e vegetais em conserva são ricos em probióticos, que melhoram a saúde do intestino e reduzem a ansiedade;

- Alface, que possui uma substância chamada lactucina, com ação calmante;

- Fibras, que mantêm em ordem os níveis de serotonina, hormônio ligado ao prazer. É importante que o intestino funcione bem.

O QUE NÃO COMER?

- Doces industrializados;

- Refrigerantes e energéticos;

- Bebidas alcoólicas;

- Chá preto e café;

- Salsichas e outros embutidos.

Publicidade

Veja também