Alta Sorocabana: corredor dos migrantes

O Imparcial há 50 anos

Na região de Presidente Prudente, eles chegam na esperança de uma colocação, mas sem documentação alguma, nem qualificação são encaminhados pela hospedaria para a lavoura, empregos domésticos e cidades próximas a plantação de banana, colheita de café...

COLUNA - O Imparcial há 50 anos

Data 12/12/2021
Horário 04:30
Foto: Fotos: Arquivo
 Os migrantes ainda sabem sorrir...
 Os migrantes ainda sabem sorrir...

(Síntese) Segundo dados do Departamento de Imigração, os migrantes vêm em maior número de Minas, mas também de outros Estados. Eles vêm para a capital do Estado e tomam rumos variados. Na região de Presidente Prudente eles chegam com a esperança de obter colocação, mas sem documentação, analfabetos ou semialfabetizados, sem qualquer qualificação profissional são encaminhados pela hospedaria para a lavoura, empregos domésticos e para outras cidades próximas a plantação de banana, colheita de café. (...)

 

Entre seus vários números o Gorila anda de bicicleta, come com um garfo...

Gorila é espetáculo à 
parte no Hong-Kong

(Síntese) O circo Hong-Kong marcou sua estreia na sexta-feira passada em Presidente Prudente, com a casa cheia. Com uma equipe de artistas internacionais o circo apresenta números variadíssimos, incluindo trapezistas, globo da morte, inédita partida de futebol disputada por cães, “clowns” que sem pornografia e falando pouco, sabem entreter a plateia. Mas, sem dúvida o grande número é do macaco-gorila pela série de número: faz uma refeição com garfo, toma seu refrigerante, anda de bicicleta, etc. 

 

 Major Sergio Ostini, representantes da imprensa e oficialidade no canteiro de obras

Unidade de Segurança Integrada: 
obras desenvolvem na previsão

(Síntese) O major Sergio Ostini, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, mostrou à imprensa o atual estágio das obras da Unidade de Segurança Integrada, em Presidente Prudente. O projeto tem um conjunto com um bloco principal em “H”, onde se instalará todo o setor administrativo, departamentos de assessoria, alojamentos, cantinas e auditório. Os outros blocos são para departamentos que exercem atividades específicas. (...)

 

Fila impressionante para pegar cartões do Bezerra de Menezes, antes do Natal quando então ganharam brinquedo e mantimentos

Entrega de cartões para o Natal 
(Síntese) Todos sabem perfeitamente o grande trabalho da Associação Assistencial “Adolpho Bezerra de Menezes” em prol dos pobres, a sopa diária que dá para mais de mil pessoas, a assistência médica que dá a grande número de famílias desamparadas. Porém, no Natal entrega brinquedos e mantimentos aos pobres. Na terça-feira, foi a entrega de cartões e desde as primeiras horas da manhã, o movimento era impressionante. (...)

 

SOCIAIS 

Tradicional Colégio em Pirapozinho encerra suas atividades – (Síntese) As irmãs Franciscanas, pertencentes  a Província do Sagrado Coração de Jesus, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vai deixar Pirapozinho para retornarem a sua terra natal. E o colégio Nossa Senhora Aparecida, por elas dirigido, encerrou suas atividades na cidade. Elas consideram inviável a continuidade  dos trabalhos, visto que já existem dois grupos escolares estaduais e por isso ser difícil a subsistência das escolas particulares. (...)

 

ESPORTES

Jurema Carvalho Leite, cada vez melhor, ganhou duas medalhas de ouro no último domingo

Prudentina obteve mais um sucesso em natação
(Síntese) Continua brilhando a equipe de natação da Prudentina de Esportes Atléticos, participando de competições e obtendo sucessos, não só individualmente, como coletivamente. Sábado e domingo últimos, teve lugar na piscina do Araçatuba Clube, competição estadual na disputa do V Troféu Chico Piscina, oficializado pela Federação Paulista de Natação. (...)

 

CINEMA

Cine João Gomes, O PADRE QUE QUERIA CASAR-SE, com Lando Buzanca 
Cine Coral, O TRANSPLANTE, com Carlo Giufre
Cine Presidente, DESTRUAM A INGLATERRA, com Alfred Muller

 

OSLAINE SILVA
Da Redação

Publicidade

Veja também