Alunos criam aplicativo para controlar transmissão da Covid-19 dentro das empresas

Ferramenta disponibiliza questionário respondido diariamente pelos funcionários, que apontam se estão com sintomas antes mesmo de entrar no local de trabalho

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2022
Horário 14:57
Foto: Cedida
Aplicativo "Cúpula" foi desenvolvido por grupo formado por sete alunos da Univesp, em Prudente
Aplicativo "Cúpula" foi desenvolvido por grupo formado por sete alunos da Univesp, em Prudente

Um grupo formado por sete alunos do curso de Engenharia de Produção da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que funciona por convênio com a Prefeitura de Prudente e tem seu polo de atuação na Fundação Inova, acaba de criar o aplicativo “Cúpula”, que tem o objetivo de fazer um controle mais eficaz da transmissão do coronavírus entre os funcionários de uma empresa.

De acordo com Claudecir Antônio Grandizoli, que é técnico de segurança do trabalho e um dos integrantes do grupo, a ferramenta funciona por meio de um questionário respondido pelos funcionários, que falam se estão com sintomas da Covid-19 antes mesmo de entrar na empresa. 

“Na empresa que implantamos o projeto piloto, esse controle já existia, mas era feito de forma manual e com o funcionário já no local de trabalho. Com o aplicativo, o colaborador responde diariamente às perguntas, antes mesmo de ir trabalhar. É um autodiagnóstico diário”, explica Claudecir.

O grupo ainda comenta que o piloto recebeu a aprovação da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) no que diz respeito ao controle de sinais e sintomas da Covid-19 dentro do ambiente de trabalho. 

Projeto inovador

O aplicativo “Cúpula” levou seis meses para ser desenvolvido e está sendo aplicado desde o segundo semestre do ano passado. De acordo com Claudecir, o projeto faz parte da disciplina PI (Projeto Integrador), que tem a finalidade de criar e implantar projetos inovadores que desenvolvam uma interação com a sociedade.

Além de Claudecir, fazem parte do grupo: Michael Hellison Jantorpe Gomes (funcionário público), Danúbia Aparecida Silva (corretora de imóveis), Luis Fernando Gavioli Macedo (empresário), Marcelo Valtecler de Souza (funcionário público estadual), Marcos de Souza Gusman (professor de matemática) e Renato Galindo da Silva (técnico de segurança do trabalho e RH).

Publicidade

Veja também