Alunos da Góes Brandão confeccionam Jornal Mural

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 05/12/2017
Horário 12:17

Jornal O Imparcial

 

Os alunos do 1º ao 4º ano da Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão trabalharam com o jornal O Imparcial em sala de aula. Um dos objetivos da atividade é possibilitar aos alunos o contato com um veículo de comunicação impresso de grande circulação e ainda utilizar o jornal em sala de aula, enquanto suporte pedagógico para o trabalho do professor. Vida também conhecer, repertoriar e explorar os diferentes gêneros textuais presentes no jornal escrito e desenvolver atividades utilizando o suporte do jornal, dentro de uma situação e necessidade real de comunicação social.

 

Jornal O Imparcial

 

Atividades

O trabalho com o jornal em sala de aula é realizado á partir de leituras de assuntos relevantes que envolvem nossa cidade e região (casos de dengue, vacinação da gripe) e que envolvam matérias relevantes para os conteúdos e disciplinas abordadas em sala de aula. Uma outra atividade realizada com o jornal em sala de aula de forma rotineira ( leitura permanente), através da leitura diária das reportagens de assuntos relevantes e que chamem sua atenção dos alunos e que são atuais. Após a leitura e discussão dos assuntos trabalhados em sala, os alunos a cada dia levam o jornal para a casa, para compartilhar com a família as notícias e reportagens do dia.

 

Jornal O Imparcial

 

Jornal Mural

Foram realizados trabalhos com alguns gêneros textuais, como anúncio, reportagens, propagandas, cadernos, entre outros. Como o Jornal Mural, uma iniciativa da professora do 5º ano B – Eliane Parussolo Leal. A partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a professora utilizou o suporte jornal, para trabalhar com os diferentes gêneros textuais observados no jornal, de forma complementar ao livro didático.

 

Jornal O Imparcial

 

Exemplo

Foi proposto aos alunos, durante algumas semanas pesquisarem as partes que compõem o jornal, explicando a função e forma de escrita utilizada em cada sessão do jornal. A professora trabalhou com os diferentes gêneros, para que os alunos pudessem conhecer sua estrutura, tipo de linguagem utilizada, imagens. Para isso os alunos divididos em grupo, começaram a identificar os gêneros textuais trabalhados no jornal, cada parte dele, sua estrutura, como são divididos, quais as informações mais relevantes. Em seguida, foi proposto aos alunos a construção de um Jornal Mural, destacando algumas partes do jornal que consideraram mais importantes ou relevantes.

 

Jornal O Imparcial

 

Pesquisa

Os alunos realizaram atividades de pesquisa de exploração, leitura e discussão, de cada item do jornal, para que em grupos selecionassem as reportagens mais importantes para publicarem no jornal Mural da escola. Dentre estas atividades foi confeccionado o cantinho do Leitor, onde os alunos após uma aula sobre Trabalho Infantil foi proposto aos alunos a produção de um texto/poesia, falando de suas vivências e experiências pessoais.

 

Jornal O Imparcial

 

Jornal O Imparcial

Publicidade

Veja também