Alunos de Álvares Machado participam de evento de robótica no DF

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/02/2014
Horário 09:32
 

A cidade de Taguatinga, no Distrito Federal (DF), será o palco das disputas da etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de fevereiro e reunirá 60 equipes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. Alunos de Álvares Machado estão entre os 80 competidores do Serviço Social da Indústria (Sesi), que embarcarão para a sede do evento no dia 18. Além dos machadenses, também participam da competição escolas da entidade instaladas em Americana, Andradina, Bauru, Birigui, Itapetininga, Jundiaí, Valinhos (com duas equipes) e Votuporanga.

O primeiro colocado do torneio garante vaga para o FLL World Festival, a maior competição de ciência e tecnologia do mundo, que será realizada no Estados Unidos, em abril. Na temporada passada, o Sesi foi vice-campeão da fase internacional com a equipe Sesi Robotics School, da cidade de Ourinhos. Essa foi a melhor participação brasileira na história da FLL.

Os times classificados do segundo ao quarto lugar no torneio nacional conseguirão vaga para o FLL Open European Championship, que será disputado em Pamplona, na Espanha, em maio.

 

Soluções


Para a atual temporada, que tem como tema Nature’s Fury (Fúrias da Natureza), as equipes foram desafiadas a propor soluções inovadoras para ajudar uma comunidade a se preparar, permanecer segura ou se reconstruir em um cenário de desastre natural, como tornados, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes e deslizamentos de terra.

As equipes do Sesi foram classificadas entre 165 times das escolas da entidade, que disputaram as fases regional e estadual do torneio. Composta por seis alunos, um técnico e um mentor, cada equipe tem por objetivo construir e programar um robô autônomo que deve cumprir algumas missões específicas em apenas dois minutos e meio.Nas etapas disputadas, os times foram avaliados com base em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação) e core values (inspiração e trabalho em equipe).

 

Incentivo


De acordo com o superintendente do Sesi, Walter Vicioni Gonçalves, o objetivo do torneio é incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia e, posteriormente, fortalecer esse aprendizado nas oficinas e laboratórios da unidade de ensino. "Vamos ampliar a difusão da ciência, da tecnologia e de conceitos de engenharia e matemática também aos jovens do ensino fundamental".

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens. Para saber mais sobre o 5º Torneio Sesi-SP de Robótica e as equipes, acesse: facebook.com/roboticasesi.
Publicidade

Veja também