Alunos homenageiam paratleta

COMEMORAÇÃO Em alusão ao Dia do Esportista, Gustavo Henrique participa de evento na LBV (Legião da Boa Vontade)

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 17/02/2017
Horário 09:12
Parte da missão da LBV (Legião da Boa Vontade) é promover e despertar o esporte aos cidadãos. Pensando nisso, a unidade de Presidente Prudente antecedeu as comemorações do Dia do Esportista, lembrado no próximo domingo,  de uma forma lúdica mas com reconhecimento. Na tarde de ontem, o paratleta Gustavo Henrique, dono da medalha de ouro no revezamento 4x100 metros livres nos Jogos Paralímpicos do Rio Janeiro, em 2016, esteve no local para contar às crianças um pouco sobre sua trajetória e receber uma homenagem pela data comemorativa.

Jornal O Imparcial Paratleta foi homenageado em comemoração ao Dia do Esportista

De acordo com o educador social da LBV, Edvaldo Minarini, 23 anos, o evento teve por objetivo homenagear todos os atletas. Entretanto, a escolha do Gustavo foi por conta de representação social que ele tem para a cidade. "Ele passou por grandes coisas na vida. Tem uma história bonita e de superação. Então, além de prestar o nosso reconhecimento, a gente acredita que deixá-lo em contato com as crianças, faz com que elas absorvam uma força de vontade que ele sempre teve", afirma.

Ainda conforme Edvaldo, os valores que a LBV passa no dia a dia, para seus alunos, são parecidos com as reviravoltas na vida do Gustavo. "Ele teve uma dificuldade e superou com esforço e ajuda das pessoas. É isso que a entidade passa sempre, a solidariedade. Tudo que eles almejam, eles têm a capacidade de conseguir. Basta se dedicar ao máximo e contar com bons exemplos em seu caminho", completa.

Apesar de ser uma comemoração ao Dia do Esportista, o educador social afirma que o esporte já tem uma relação com a LBV há muito tempo. Ele conta que uma das intenções da escola é promover a qualidade de vida, e isso é possível através da prática de atividades física, deixando os meio eletrônicos de lado e reforçando a importância da interação um com o outro. "Fazemos visitas em clubes das cidades e em eventos esportivos, já com o objetivo de deixá-los inseridos no meio", explica.

Meio esse que é o modo de vida do homenageado. À reportagem, Gustavo admite que já participou de outras interações como essa, com crianças, mas ali foi bem diferente. "É muito válido participar disso. É uma energia muito boa e que renova a gente. No esporte é frequente a vontade de desistir, por conta das infinidades de problemas que a gente encontra. Mas aí você se depara com algo desse tamanho, esse carinho incrível e vê que vale a pena continuar. Não é por mídia, não é por dinheiro, que a gente aceita realizar ações como esta, é pela possibilidade de retribuir, às pessoas que me ajudaram, ajudando outras vidas", relata.

Na ocasião, o atleta, que enfrenta uma deficiência visual, usou o momento para servir como inspiração para os pequenos. "Eles também me inspiram. A gente quer ser reconhecido, pois esse é o melhor pagamento. E ser reconhecido dessa forma não tem preço. Aqui, eu falo que eles podem sim vencer na vida, não importa os problemas que apareçam. Sempre há como ser feliz", conclui.

 
Publicidade

Veja também