Ambulatório de Prudente acolhe 85 pessoas com HIV em 2025

Ao todo, cerca de 1,4 mil pessoas recebem acompanhamento no local; além disso, outras 300 são atendidas com a PrEP, medicamento para prevenir infecção antes de ocorrer

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/12/2025
Horário 17:18
Foto: Agência Brasil
Testagem pode ser feita no ambulatório do CTA, na Coronel Marcondes
Testagem pode ser feita no ambulatório do CTA, na Coronel Marcondes

Neste ano, 85 prudentinos com HIV (vírus da imunodeficiência humana) passaram a ser acompanhados pelo programa IST/aids (infecção sexualmente transmissível/síndrome da imunodeficiência adquirida), por meio do ambulatório do CTA (Centro de Testagem e Acolhimento), em Presidente Prudente. Ao todo, cerca de 1,4 mil pessoas recebem acolhimento no local. Além deles, outros 300 estão em acompanhamento de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), medicamento tomado por pessoas com maior risco de exposição para prevenir a infecção antes de ocorrer. As informações são do coordenador do serviço, Jefferson Saviolo

No local, os pacientes encontram uma equipe multiprofissional a postos para atender todas as necessidades, incluindo infectologistas, psicólogos, enfermeiros e auxiliares, farmacêuticos e auxiliares, dentistas e auxiliares, além de assistente social e equipe gestora e administrativa.

Neste 1º de dezembro, é celebrado o Dia Internacional de Luta contra a aids, data em que pessoas de todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV e promover a conscientização e a mobilização social em torno do tema.

Nas últimas três semanas, o programa IST/aids realizou diversas ações de testagem e orientação à população prudentina, por meio de plantões na Praça Nove de Julho, instituições de ensino, CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), ente outros pontos de grande circulação de pessoas, além do trabalho contínuo de testagem no próprio ambulatório do CTA. O último local visitado pela equipe foi o Terminal Urbano, na esquina da Avenida Brasil com as ruas Doutor José Foz e Cassimiro Dias.

Em Prudente, o CTA fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. O telefone é o 3221-1366.

HIV e aids

De acordo com o Ministério da Saúde, HIV refere-se ao vírus (retrovírus da subfamília dos Lentiviridae) propriamente dito, que ataca o sistema imunológico. Uma pessoa pode estar infectada pelo HIV, mas não necessariamente apresentar sintomas ou desenvolver aids.

Já a aids é a condição de saúde causada pela infecção do HIV em estágio avançado, quando o sistema imunológico está gravemente comprometido. Não é o vírus em si, mas sim um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam a falência das defesas imunológicas.

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.

Recomenda-se fazer o teste quando tiver uma relação sexual sem preservativo (respeitar a janela imunológica de 30 dias), compartilhar seringas ou agulhas, passar por situações de risco, como acidentes com materiais contaminados, ou apresentar sintomas de infecção aguda (febre, mal-estar e dor no corpo) após exposição de risco.

Formas de transmissão do HIV

  • Sexo vaginal sem camisinha;
  • Sexo anal sem camisinha;
  • Sexo oral sem camisinha;
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado;
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Publicidade

Veja também