AMEs da região são avaliados e aprovados por pacientes

Ambulatório Médico de Especialidade de Dracena conseguiu 98,2% de aprovação dos usuários, e o de Prudente, 97,4%, em pesquisa anual realizada pela Secretaria de Estado da Saúde

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 14/03/2017
Horário 11:17


Os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidade) de Dracena e Presidente Prudente receberam aprovação dos pacientes e usuários de 98,2% e 97,4%, respectivamente. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, resultados de sua pesquisa anual de satisfação, referente a 2016.

O levantamento avalia o espaço físico da unidade de saúde, o atendimento da recepção, da equipe médica e da equipe de enfermagem, de outros profissionais e do ambulatório. A reportagem ouviu usuários no ambulatório de Prudente, que reafirmaram a qualidade do atendimento e da estrutura do local.

Jornal O Imparcial AME de Prudente teve aprovação de 97% por usuários e pacientes em pesquisa anual

"Eu vim de São Paulo onde a saúde pública é precária e me surpreendi com a qualidade do interior, pois sempre sou muito bem atendida", relata a funcionária pública Aparecida Cesarini, 54 anos. A dona de casa Tereza Pereira, 63 anos, também frequenta regularmente o AME para o tratamento de uma doença crônica e está satisfeita com local. "Os profissionais são muito bons e sempre educados, nos tratam muito bem", relata.

O autônomo Luiz Gonzaga de Moraes, 66 anos, também considera a estrutura do local satisfatória, assim como o corpo técnico, que "é pontual e trabalha mesmo, diferentemente de muitos funcionários de UBSs ". No entanto, ele ressalta que nada é perfeito, visto que algumas especialidades têm filas grandes para consultas ou procedimentos, e enfrentam ainda uma demora no atendimento. "Mas isso é natural, se tratando de SUS ", conforma-se.

 

O que são os AMEs

Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. Eles recebem pacientes encaminhados de unidades de saúde de municípios de sua região.

O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado e desde 2011 foram instaladas 19 novas unidades. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde está empenhada na transformação de todas as unidades em "AMEs Mais", com cirurgias de média complexidade e internação no regime de hospital-dia. Das 55 unidades, 35 realizam pequenas e médias cirurgias.

 
Publicidade

Veja também