Anastácio retoma obra em barracão de materiais

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 14/01/2017
Horário 09:27


Devem ser retomados na próxima semana os trabalhos de construção de um barracão em Santo Anastácio, o qual irá abrigar os serviços que envolvem o recolhimento de lixo e de material reciclável na cidade. A informação é do chefe do Executivo, Roberto Volpe (PMDB), o qual destaca que a meta de sua administração é implantar a coleta seletiva no município. O assunto veio à tona nesta semana, após uma visita do vereador Bruno Lozzi da Costa (PSOL) ao lixão. Conta que foi convocado por 11 famílias que coletam recicláveis no local, as quais teriam sido proibidas de prosseguir com tal ato.

"Estas 11 famílias, que tiram seu sustento do lixo, me procuraram, alegando que a Prefeitura proibiu a permanência deles no lixão. Concordo com a regularização do local, em cumprir a lei, mas o que poderá ser feito por estas pessoas? Se elas se sujeitam a coletar lixo é porque precisam se sustentar. Qual a alternativa para estas famílias?", questiona Bruno. Pontua que a Prefeitura já conta com a verba para investimento no barracão e frisa que a implantação de uma cooperativa de reciclagem é necessária. "Isso será uma benção. O recurso que é o mais difícil, já foi alcançado pela administração municipal. Agora é preciso retomar a obra, que foi iniciada, mas parou no fim do ano passado", relata o vereador.

O prefeito confirma a conquista da verba com a CEF (Caixa Econômica Federal), estimada em R$ 700 mil, sendo R$ 100 mil de contrapartida da administração municipal. Explica que o investimento é parte dos recursos liberados pelo MPF (Ministério Público Federal) no acordo firmado com a Cesp (Companhia Energética de São Paulo), para trabalhos de recuperação ambiental. "Como houve a troca da administração, foi necessário paralisar a obra para analisarmos a atual situação. Mas, não há problema algum no local e na semana que vem os trabalhos serão retomados", frisa.

Sobre as famílias que procuraram o vereador, Roberto expõe que vai analisar quais medidas podem ser adotadas para ajudar estas pessoas. Lembra que, em sua gestão anterior, entre 2005 e 2012, chegou a tirar estes catadores do lixão, ofertando mensalmente um vale em dinheiro e uma cesta básica. "Mas, lá estão eles novamente. Não proibi ninguém de estar no lixão, até mesmo porque a própria legislação já faz isso. No entanto, vamos fazer o que for possível para trazer dignidade a essas famílias", pontua.
Publicidade

Veja também