Animais abandonados: um problema de todos nós

EDITORIAL -

Data 06/04/2025
Horário 04:15

A adoção de animais é um gesto de enorme importância para a sociedade, especialmente em tempos em que tantos cães e gatos aguardam ansiosamente por um lar, onde possam ser tratados com carinho, respeito e amor. Esses animais não estão apenas à procura de comida e abrigo. Eles buscam, acima de tudo, a convivência com seres humanos que lhes ofereçam proteção, afeto e a chance de viver em um ambiente seguro e acolhedor.
Como noticiado por este diário, desde janeiro, 39 cães resgatados no Abrigo de Animais de Presidente Prudente encontraram um lar. No entanto, outros 62 ainda aguardam por essa chance. São 49 adultos e 13 filhotes, todos disponíveis para adoção responsável. Nesta sexta-feira, foi lembrado o Dia Mundial dos Animais de Rua.
É de cortar o coração imaginar os incontáveis animais que aguardam uma oportunidade para mostrar sua lealdade e confiança. É triste, mas muitos acabam sendo esquecidos devido a preconceitos infundados ou simplesmente pela falta de conscientização sobre os benefícios da adoção. Muitas pessoas têm a ideia errada de que adotar um animal de abrigo é aceitar um “problema”, quando, na verdade, estamos adotando um amigo fiel, que só precisa de uma chance para mostrar o quanto pode agregar à vida humana.
Adotar é, antes de tudo, um ato de responsabilidade. Ao levar um animal para casa, não estamos apenas adquirindo um novo companheiro, mas assumindo o compromisso de garantir o bem-estar dele ao longo de toda a sua vida. Animais podem viver por muitos anos, e essa é uma responsabilidade que deve ser encarada com seriedade. Eles necessitam de cuidados contínuos, seja em relação à alimentação, saúde ou mesmo no aspecto emocional. Como qualquer outro ser vivo, eles sentem dor, tristeza, e, assim como nós, precisam de amor e atenção.
Ao escolher adotar, estamos mostrando que os animais de rua ou resgatados não são descartáveis. Eles têm tanto valor quanto qualquer outro animal e merecem a chance de uma vida plena ao lado de pessoas que os tratem com carinho. A visão de que um animal de abrigo possa ter “problemas” é equivocada, pois muitos desses animais têm histórias de abandono, mas também têm uma grande capacidade de superar traumas e retribuir com amor.
A situação dos animais abandonados não pode ser relegada a segundo plano. Como sociedade é nosso dever cuidar desses seres indefesos, que, assim como nós, sentem fome, sede, frio, tristeza, e, acima de tudo, têm a capacidade de amar sem limites. 
 

Publicidade

Veja também