Aniversário

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 29/08/2019
Horário 04:38

Ontem, o município de Tupi Paulista comemorou o seu 78° aniversário de fundação. Uma programação foi preparada com shows artísticos para a população e o que mais marcou foi a apresentação da dupla Mato Grosso e Mathias, no Estádio Municipal Belmar Ramos.

Cerâmicas

A Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista), com sede em Panorama e que representa as cerâmicas da região, preocupada com as mudanças de leis para a mineração, esteve em Santa Gertrudes (SP), para participar de um seminário de mineração, para ver deslocamento de poligonais, no qual o minerador tem que ficar atento, porque um erro que o aparelho de medição vir a causar responderá por um crime federal contra a União. Esses deslocamentos é muito comum de acontecer, só é visto em um fechamento da mineração, no qual os órgãos ambientais vão fazer a conferência da área. O seminário foi promovido pela Associação Paulista de Cerâmica e Revestimentos. Participaram Miguel Corral, diretor da Incoesp e advogado de Presidente Epitácio, e Milton Salzedas, diretor da Incoesp de Panorama.

Usina Caeté

No dia 23, em Santa Mercedes, a Divisão de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Usina Caeté, unidade de Pauliceia, realizou uma palestra sobre o uso, manejo e conservação do solo, cujo tema avulta o combate à erosão. A palestra foi ministrada pelo supervisor agrícola, Josué Santos de Deus, da Usina Caeté, unidade de Pauliceia. Ao final da ocorreu a mesa-redonda, quando foi debatido o atual cenário agrícola, com ênfase no município.

Dia do Soldado

O Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou no dia 23, na Escola Superior de Soldados de Junqueirópolis, solenidade em Homenagem ao Dia do Soldado, que é comemorado no dia 25 de agosto. O coordenador operacional do 25º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), capitão PM Júlio Marcelo Romagnolli dos Santos, fez a Leitura da Ordem do dia do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, alusivo ao Dia do Soldado.

Energia Solar

A Prefeitura de Adamantina, através da equipe Verde Azul, em parceria com as prefeituras de Sagres, Pracinha, Mariápolis, Lucélia e Inúbia Paulista, realizou na terça-feira,  no Anfiteatro Municipal Fernando Paloni de Adamantina, o 1º Simpósio Intermunicipal de Energia Solar.  O evento foi gratuito e aberto a empresários, população e executivos municipais das cidades, e objetivou mostrar como é possível reduzir os custos com energia elétrica a partir do uso da energia solar. O simpósio foi ministrado pelo engenheiro elétrico Marco Antônio Ferreira Lima.

Apreensão de pesca

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 5.250 metros de redes de pesca que estavam armadas irregularmente no Rio Paraná, em Panorama, no dia 22. O flagrante ocorreu durante patrulhamento náutico nas proximidades da foz do Rio do Peixe. As redes apreendidas possuíam malhas de 80 milímetros, em desacordo com a legislação. Os policiais também apreenderam 40 quilos de peixes que estavam retidos nas redes e, após inspeção veterinária, os doaram ao Núcleo de Apoio aos Doentes com Câncer de Panorama. Também estavam retidos nas redes peixes vivos que foram soltos novamente no ambiente aquático.

Pousada Bom Samaritano

A INA (Instituição Novo Amanhecer Guiomar C. A. da Silva), em parceria com o Instituto Cooperforte, realizam o Projeto Retecendo a Vida, com os cursos de auxiliar de cabeleireira (maquiagem, depilação, cabelo e manicure) e barbeiro. Segundo os organizadores, os cursos visam dar oportunidade aos participantes a se capacitar e ingressar no mercado de trabalho. O curso de barbeiro promoveu ação de cidadania na Pousada Bom Samaritano, que assiste atualmente 40 homens, com idades entre 18 a 59 anos, em tratamento da dependência química pelo uso de álcool e outras drogas.

Cemitério vertical

A Prefeitura de Adamantina recebeu nos últimos dias comitivas das cidades de Londrina (PR) e Dracena. Representantes dos dois municípios vieram à cidade com o objetivo de conhecer o modelo de cemitério vertical adotado pelo município. Assim como Adamantina, as duas cidades também adotarão o novo modelo de cemitério e, por esse motivo, vieram entender como o espaço funcionará.

Osvaldo Cruz no atletismo

A equipe de atletismo de Osvaldo Cruz garantiu o título de Tricampeã da Liga Oeste Paulista de Atletismo 2019. Ao todo são sete etapas e Osvaldo Cruz ganhou três e foi vice-campeã em uma delas. A 4ª etapa ocorreu no sábado, na cidade de Tupã, e após a somatória das fases ocorridas até agora em Dracena, Osvaldo Cruz, Junqueirópolis e Tupã, Osvaldo Cruz conquistou 1.902,5 pontos. A próxima etapa será realizada em Pereira Barreto dia 22 de setembro e depois em Tupã e Dracena (novamente).

Semana do Excepcional

O Lions Clube de Lucélia organizou um evento festivo com os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade, em comemoração à Semana do Excepcional, de 21 a 28 de agosto. Foram momentos de muita diversão com a colaboração do cantor Pedrinho. Os associados do clube prepararam um almoço, que foi servido aos presentes e especialmente aos alunos especiais que são assistidos pela entidade.

Projeto Guri

As 62 vagas oferecidas para o curso de violão do projeto Guri de Irapuru foram preenchidas em pouco tempo. As aulas já tiveram início e a frequência dos alunos é considera ótima. Agora, aos demais interessados, restam tão somente aguardar outra turma, para o próximo semestre.

Publicidade

Veja também