Antenor Pavarina: “sentir-me amado fez toda a diferença”

Delegado aposentado manteve a positividade durante os 31 dias de internação em razão da Covid-19

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 05/11/2020
Horário 05:15
Cedida - Antenor ao lado da esposa Denize e filha Gabriela
Cedida - Antenor ao lado da esposa Denize e filha Gabriela

Foram 31 dias de internação em decorrência da Covid-19. Dois meses após receber alta médica do Hospital Iamada, em Presidente Prudente, Antenor Ferreira Pavarina, 64 anos, voltou a sorrir ao lado da família. Mesmo diante do sofrimento vivenciado pelo agravamento do novo coronavírus, descoberto no começo de junho, conta que sempre manteve o pensamento positivo. “O tempo todo tive a certeza de que iria vencer a doença”, afirma. 

O delegado aposentado, atualmente, professor universitário, conta que os primeiros sintomas surgiram em 8 de junho. Com o corpo debilitado e uma certa alteração na voz, procurou um pneumologista que o medicou. No entanto, ao anoitecer sentiu piora com o surgimento da febre e, no dia seguinte, passou por exames laboratoriais solicitados pelo infectologista Paulo Mesquita, que confirmou a Covid-19. A imediata internação correu no mesmo dia.

“Fiquei hospitalizado por um mês, sendo 16 dias na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], dos quais 14 foram intubado”, lembra Pavarina.

“O diagnóstico de Covid e a consequente internação, por ser uma doença nova, é muito preocupante, o que gera uma certa insegurança. Mas, a confiança no profissional de saúde competente fez com que tudo se tornasse possível e a cura pudesse acontecer”, comemora. 

De acordo com o professor, o comprometimento do corpo clínico do hospital fez toda a diferença, o que chamou sua atenção.

“Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, todos atenciosos e dedicados, encarando a profissão como uma missão. Isso é fundamental pra que os pacientes se sintam amparados”, considera. “O tempo todo tive a certeza de que iria vencer a doença. As orações, a energia positiva de todos e a fé em Deus me sustentaram”. 

Processo de recuperação

Depois de passar duas semanas em coma induzido, o corpo ficou debilitado. A fase da ventilação mecânica é a que Antenor considera “muito complicada”. Devido ao estado de saúde, perdeu 15 quilos de massa muscular, e foi preciso reaprender a falar e caminhar.

“Os danos físicos, neurológicos, psicológicos, são evidentes. Felizmente, me recuperei sem sequelas”, comemora. 

Já em casa, recebe o carinho da esposa Denize e dos filhos, Eduardo, Adriana e Gabriela, o que ajudou na recuperação, que exigiu intenso tratamento fisioterápico

. “Ainda estou no processo de fortalecimento muscular. A família, os amigos, as pessoas queridas, próximas ou distantes, são fundamentais nesse processo, pois sentir-me amado pelas pessoas queridas fez toda a diferença”.

relatos de quem venceu a covid-19 em presidente prudente
Cedida - Apoio da família foi importante no processo de recuperação

SAIBA MAIS

Coronel Leopoldo: “sempre mantive a fé”

Antenor Pavarina recebe alta da UTI e se recupera da Covid

Publicidade

Veja também