A Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar) participou de reunião para alinhamento com viveiristas, promovida pelo IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), nesta semana, na sede do Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio.
O evento reuniu representantes de viveiros de diferentes localidades, como Mirante do Paranapanema, Primavera, Tietê, Córrego Seco e Presidente Epitácio, com o objetivo de discutir e aprimorar práticas voltadas à produção de mudas nativas e à conservação ambiental.
Durante a programação, foram abordados temas como parâmetros de qualidade das mudas, uso e descarte adequado de insumos, além de saúde e segurança do trabalho no meio rural.
De acordo com o presidente da Apoena, Djalma Weffort, esses encontros são fundamentais para o fortalecimento do trabalho coletivo e a consolidação das ações de restauração ecológica. “Essas trocas de conhecimento e alinhamento técnico fortalecem os viveiristas, garantem a qualidade das mudas e contribuem para o sucesso dos projetos de restauração ecológica. Quando trabalhamos de forma integrada, os resultados para o meio ambiente e para as comunidades são muito mais significativos”.
A Apoena reforça que ações como essa promovem integração, aprendizado contínuo e aprimoram as práticas de produção e conservação ambiental em toda a região do oeste paulista.