Apoiadores do presidente Bolsonaro participam de manifestação em Brasília

Sindicato Rural de Presidente Prudente aderiu ao manifesto e organizou caravanas da região rumo a esse evento na capital federal

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2021
Horário 17:37
Foto: Reprodução
 Manifestação realizada sábado em Brasília, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro
Manifestação realizada sábado em Brasília, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Milhares de manifestantes, vindos de todo país, se concentraram sábado (15) no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Desde às 6h foi bloqueado o trânsito nas vias S1 e N1, que dão acesso à Esplanada. A movimentação das comitivas de caminhoneiro e produtores rurais teve início no começo da tarde.
O Sindicato Rural de Presidente Prudente aderiu ao manifesto e organizou caravanas da região rumo a esse evento em Brasília. Carlos Roberto Biancardi, presidente do sindicato, explicou que as pautas defendidas na manifestação fazem parte da agenda dos produtores rurais, o qual inclui, neste contexto, os sindicatos. “É nosso dever, como instituição, prestar apoio ao presidente e pedir pelo fim das ações que vêm causando prejuízos para a economia e que, consequentemente, atinge várias pessoas”, detalha. “No entanto, a pauta de maior importância é prestar apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro”, reforça.
A presença em peso dos manifestantes atendeu ao pedido feito por Bolsonaro no último domingo (9), durante um passeio de moto pelas ruas centrais de Brasília. Em vídeos publicados nas redes sociais, e alguns replicados pelo próprio Bolsonaro, os manifestantes afirmam que o ato era em defesa da “direita brasileira” em “total apoio ao presidente Bolsonaro” e contra as medidas restritivas, adotadas por diversos governadores.
Os grupos de outros Estados ficaram concentrados no Parque Leão, que fica no Recanto das Emas, uma região administrativa do Distrito Federal, a cerca de 20 km do centro da capital federal.

Ato de apoio

Entre os idealizadores do ato de apoio à Bolsonaro estavam a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), a Andaterra (Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra) e a Sincal (Associação dos Cafeicultores do Brasil), Movimento Pátria Amada Brasil, Movimento Nas Ruas, Movimento Eu Autorizo Presidente e Movimento Direita Parecis Agro. 
Os evangélicos também fizeram frente no ato de apoio à direita brasileira, e desde às 9h estiveram reunidos, por meios dos grupos organizados e seus pastores na Marcha das Famílias com Deus pela Liberdade.
Por volta das 16h, Bolsonaro apareceu montado em um cavalo. O presidente estava acompanhado dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Agricultura, Tereza Cristina; do Turismo, Gilson Machado; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes; e do general Braga Neto, ministro da Defesa. Acenou para os apoiadores, disse algumas palavras de agradecimento aos presentes. “Vocês estão reescrevendo a história do Brasil. Em vocês, nós confiamos. Não são vocês que estão comigo. Eu estou com vocês. Esse é um governo democrata que respeita seu povo e ama a liberdade”.
Em seu discurso fez duras críticas às medidas de isolamento social, adotadas por alguns governos estaduais e municipais. Afirmou que lutou muito, mas que a situação do desemprego no país “é por causa de governadores e suas políticas sem embasamento científico”. Bolsonaro falou também sobre armas, e afirmou que “está cada vez mais legalizando as armas no Brasil”.

SAIBA MAIS

Sindicato Rural de Prudente organiza atos pró-Bolsonaro em Brasília

Publicidade

Veja também