Após 2 anos de pandemia, reeducandos de PP participarão de Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Ações serão realizadas até 10 de junho no centro de ressocialização do município e contarão com atendimentos jurídicos, odontológicos e documentais, palestras, oficinas e exposições

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/05/2022
Horário 09:49

A pandemia da Covid-19 impactou todos os segmentos da sociedade. Com a Jornada da Cidadania e Empregabilidade, promovida pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), não foi diferente. Prevista para ser realizada no mês de abril de 2020, as ações anteriormente programadas foram suspensas às vésperas do evento. Agora com a retomada das atividades, o CR (Centro de Ressocialização) “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente promoverá novamente ações e serviços voltados aos reeducandos. 

Nesta edição, os participantes serão convidados a refletir sobre a temática "Amazônia, Sustentabilidade e Conservação Ambiental". A escolha do tema levou em consideração a importância desse ecossistema para o clima mundial e o papel de cada indivíduo na promoção de práticas sustentáveis que visem a preservação ambiental. 

O objetivo do evento é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Além da regularização de documentos, cortes de cabelo e atendimentos jurídicos. No dia 8 de junho, o público poderá visitar uma sala ambientada com elementos amazônicos, tais como fauna, povos indígenas e desmatamento, prestigiar exposição de animais empalhados (onça pintada, tamanduá bandeira etc.), painel grafitado pelo professor e artista Itamar Xavier, produtos confeccionados pelos reeducandos abordando o tema e apresentação musical de modas de viola. 

Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, as atividades que fazem parte da jornada começaram no dia 26 e seguem até 10 de junho. Serão executadas ao longo de 2 semanas: emissão/atualização e entrega de RGs (Registros Gerais), CPFs (Cadastros de Pessoa Física), certidões de nascimento, CTPSs (Carteiras de Trabalho e Previdência Social), títulos de eleitor, quiz cultural sobre a Amazônia, atendimentos jurídicos e exames de prevenção ao câncer bucal com o cirurgião dentista Gustavo Cecato Vaz.  

Haverá ainda apresentação musical com o cantor e compositor Murillo Altafini, e com a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos; palestras aos privados de liberdade sobre os temas “Tabagismo”, com o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), “DST – prevenção”, com a Apiv (Associação Prudentina de Incentivo à Vida); “Descarte consciente e uso racional da água”, com a Polícia Militar Ambiental, e “Educação financeira”, com o professor Fernando Martinez Hungaro, do Centro Educacional Toledo; e oficinas sobre os temas “Empreendedorismo”, com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e “Cultura indígena”, com a Unesp (Universidade Estadual Paulista); e apresentação cultural com o Grupo Rosa dos Ventos.

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da SAP por meio do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade) da CRSC (Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania) em parceria com o Grate (Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação) da Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste)

Publicidade

Veja também