Após 20 anos, Claudinho recebe medalha olímpica

Esportes - FOLHAPRESS

Data 14/12/2020
Horário 22:06
Foto: Cedida
Entrega aconteceu domingo, com a presença dos companheiros de equipe do revezamento 4x100m
Entrega aconteceu domingo, com a presença dos companheiros de equipe do revezamento 4x100m

Vinte anos depois, o ex-velocista Cláudio Roberto Sousa, 47 anos, recebeu a sua medalha de prata pela prova de revezamento 4x100m rasos nos Jogos de Sydney-2000. A coroação foi realizada no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, no domingo, em São Paulo, e era almejada pelo piauiense, mais conhecido como Claudinho, desde o dia 30 de setembro daquele ano.
Ele não fazia parte da equipe titular - que treinava, inclusive em Presidente Prudente -, composta por Vicente Lenilson, Edson Luciano, André Domingos e Claudinei Quirino, mas como reserva ajudou o Brasil avançar à final. Na decisão do pódio olímpico, o time brasileiro terminou em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos e à frente de Cuba.
Com o direito à medalha, o brasileiro foi informado que, de acordo com o protocolo dos Jogos, somente os titulares subiriam ao pódio para receber a distinção, e a sua seria entregue reservadamente.
No dia seguinte, o time deixou a Austrália, e Claudinho recebeu a promessa que a condecoração seria enviada ao Brasil, o que ocorreu somente em agosto deste ano.
Nesse período, o piauense pediu ajuda para o COB (Comitê Olímpico do Brasil), mas foi alertado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) que a responsabilidade pela entrega da medalha era da organização dos Jogos de Sydney.
No ano passado, o ex-velocista se encontrou com vice-presidente do COB, Marco La Porta, em Teresina, e contou detalhes da sua luta por obter a medalha de prata. A entidade começou, então, a se mobilizar novamente, e o COI, em maio deste ano, comprometeu-se a resolver a questão.

Condecoração no Troféu Brasil

No mês passado, o COB anunciou que Claudinho seria condecorado durante o Troféu Brasil. "Sua participação nas eliminatórias foi fundamental para a prata olímpica do revezamento 4x100m em Sydney 2000", afirmou o presidente da entidade, Paulo Wanderley.
No domingo, Claudinho recebeu a prata das mãos de Wanderley, em cerimônia que contou com a presença dos companheiros de equipe daquele revezamento, Vicente Lenilson, Edson Luciano, André Domingos e Claudinei Quirino.
"São 20 anos de espera. Há algum tempo, eu já tinha desencanado. Desistido não, mas parei de ir atrás", afirmou Claudinho. "É uma bela maneira de relembrar aquela equipe maravilhosa, valorizar a conquista, que foi a única medalha do atletismo brasileiro naqueles Jogos".

Gaspar Nóbrega/COB

“Foi a única medalha do atletismo brasileiro naqueles Jogos", comemora Claudinho, agora com a prata

Publicidade

Veja também