Após apresentar falha, sistema de atendimento é regularizado

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 22/06/2016
Horário 10:20
 

A GRTE (Gerência Regional do Trabalho e Emprego) de Presidente Prudente enfrenta problemas com o sistema de liberação do Seguro-Desemprego. O tipo de atendimento faz parte do SAA (Serviço de Atendimento Agendado), em vigor para este serviço desde de outubro do ano passado. Os trabalhadores que utilizam o sistema para dar entrada no benefício têm datas estabelecidas para vários meses, sendo que o seguro é um benefício de direito da pessoa desempregada, logo no primeiro mês após a demissão. Conforme o órgão, o problema foi sanado na última semana.

Jornal O Imparcial Falha em programa da GRTE apresentou falhas durante 2 meses

É o caso de Reinaldo Silva, 61 anos, que trabalhava como auxiliar em uma usina. Sua situação ainda envolve outras questões trabalhistas, que foram dificultadas pela falha, e ele retornou ontem à unidade para resolver o problema. "Estou com o seguro bloqueado há certo tempo. Acredito que agora vai dar certo, está tudo encaminhado", comenta.

De acordo com Aroldo Florindo da Silva, chefe substituto do Seater (Setor de Atendimento na Área de Trabalho, Emprego e Renda) da GRTE de Prudente, o problema ocorreu em todo o país devido a uma falha no processamento de alguns lotes do seguro-desemprego. "O programa, por alguma motivo, entendia que a pessoa queria fazer o pedido de recurso para o seguro, e não dar a entrada simples. Com isso, também houve um grande congestionamento na hora de fazer o processamento, e jogava a data para frente", explica.

Segundo Aroldo, a falha ocorreu por cerca de dois meses, mas foi sanada na semana passada. A rede de dados tem sido atualizada e as pessoas terão seus atendimentos reprocessados automaticamente. "Mas em alguns casos ainda pode haver divergência na data agendada. Para isso, o melhor é ir até a GRTE para verificar", completa.

Os trabalhadores também podem ligar gratuitamente para o telefone 158, clicar no número do seguro-desemprego e sanar as dúvidas com a atendente. O mesmo pode ser feito para o agendamento. Outra opção é o site www.mpts.govr.br, no link com a mesma opção.

 

Fiscalização


A unidade também teve a verba reduzida pelo Ministério do Trabalho para as despesas com combustível das viaturas que fazem a fiscalização nas empresas, o que impossibilitou que alguns veículos fossem abastecidos para os serviços de campo.

Segundo a gerente regional do órgão, Silvana Viana Passarelo, dos seis veículos da unidade, três continuaram a operar, e isso não afetou a execução do trabalho. Ela explica que o contrato com um posto de gasolina é feito anualmente para atender os carros do local, mas, neste ano, teve uma demora maior por algumas questões burocráticas ligadas ao nome da pasta federal. "O Ministério do Trabalho e Previdência Social, que gere as GRTEs, passou a se chamar somente Ministério do Trabalho com a recente posse do presidente interino Michel Temer , e isso contribuiu com demora. O contrato já foi refeito, e é feito por um processo em Brasília , o que atrasa ainda mais", comenta.

 

Ministério do Trabalho


A reportagem procurou a Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho para prestar mais esclarecimentos, mas até o fechamento desta edição, não obteve posição.

 

SERVIÇO


ATENDIMENTO


O atendimento do seguro-desemprego é feito pelo telefone 158, gratuitamente, ou pelo site: www.mpts.govr.br. A Gerência Regional do Trabalho de Prudente atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ininterruptamente, na Rua Siqueira Campos, 202, bairro Bosque.

 
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